As imagens de Israel estão abalando o mundo: Mais de 1 mil pessoas já foram vítimas dos ataques terroristas do Hamas. Mas, no meio da violência e do medo, há histórias de esperança, como a de Inbal Lieberman, que conseguiu proteger sua comunidade dos terroristas do Hamas.
No início da manhã de 7 de outubro, Inbal Lieberman percebeu rapidamente que algo estava errado. “Os terroristas aparentemente tentaram se infiltrar em uma grande fazenda de frangos perto de Nir Am, possivelmente confundindo sua cerca com a do kibutz”, disse o tio de Lieberman, Ami Rabin, ao “Times of Israel”.
Mas a jovem de 25 anos agiu imediatamente. “Ela foi uma das primeiras em todo o estado de Israel a entender o que estava acontecendo. Ela corria de casa em casa como uma louca”, disse Rabin.
Primeiro, Lieberman garantiu a segurança das mulheres e crianças da comunidade. Em seguida, distribuiu armas para a equipe de resposta e coordenou as posições na cerca do kibutz.
Os combatentes do Hamas que chegaram logo depois para matar civis foram finalmente recebidos a tiros. Mais tarde, 25 corpos foram encontrados na cerca. Graças à rápida reação de Lieberman, Nir Am é um dos poucos kibutzim perto da Faixa de Gaza que permaneceram ilesos.
Em dezembro de 2022, a jovem de 25 anos foi eleita coordenadora de segurança do Kibutz Nir Am. Essa pequena comunidade está localizada a apenas algumas centenas de metros da fronteira da Faixa de Gaza. Lieberman cresceu aqui antes de servir no exército e estudar na Escola de Liderança Feminina.
Lieberman assumiu o cargo de coordenadora de segurança de seu tio, Ami Rabin, tornando-se a primeira mulher em Israel a ocupar essa posição. Os coordenadores de segurança militar são responsáveis pela segurança do kibutz em situações de emergência e mantêm a posição até a chegada do exército ou da polícia.
Liebermann está sendo celebrada como uma heroína nacional agora. Após a comunidade conseguir repelir os terroristas, Lieberman e sua família, assim como muitos outros moradores do kibutz, foram evacuados. Atualmente, ela e muitas pessoas da comunidade estão morando em um hotel em Tel Aviv, onde o prefeito Ron Huldai também parabenizou-a por seu ato heroico.
“Inbal é uma heroína”, escreveu Huldai no Facebook. “Graças à sua calma, coragem e heroísmo, dezenas de vidas e seu kibutz foram salvos.”
Redação