Fotografias realizadas em Bonito renderam ao fotógrafo cearense Ruver Bandeira uma série de premiações internacionais nos últimos três meses. As imagens destacam a beleza das águas cristalinas e cavernas submersas do município, considerado um dos principais destinos de turismo sustentável e mergulho do mundo.
Para Ruver, os reconhecimentos reforçam o potencial de Bonito como cenário ideal para a arte da fotografia subaquática.
“Sempre é um prazer imensurável estar em Bonito (MS). Na minha visão, é um lugar de beleza ímpar e estrutura impecável voltada para o turismo sustentável, onde a segurança e o apoio às atividades são marcas registradas dessa cidade”, afirmou o fotógrafo.
A imagem “Entre as Sombras do Abismo”, capturada no Abismo Anhumas, foi premiada como The Best Contest no International Thematic Contest 35AWARDS: Diving & Freediving.
A foto foi escolhida entre 808 imagens de 251 fotógrafos de 46 países, consolidando-se como destaque mundial da fotografia subaquática.

Outra obra premiada, “Um Salto no Azul”, conquistou o segundo lugar na categoria Underwater Cave do Photo Salon Contest, durante o 19º Congresso Internacional de Espeleologia (2025), realizado em Belo Horizonte (MG).
A fotografia também integrou a exposição oficial do evento, que reuniu especialistas e exploradores de cavernas de todo o mundo.

As imagens “O Verde e Amarelo de Anhumas”, “Luz que Ilumina” e “Quelônios do Brasil” também foram destaque no Express Thematic Photo Contest 35AWARDS: Yellow + Green, competição que reuniu quase 3 mil fotógrafos de 938 cidades e mais de 12 mil fotos em diversas categorias, como vida selvagem, macro, paisagem, retrato e fotografia subaquática.
Nesse concurso, o tema central era a representação das cores verde e amarela, símbolo do Brasil, seja no cenário ou no objeto principal da composição. As fotos premiadas foram feitas no Abismo Anhumas e na Nascente do Rio da Prata, dois dos locais mais icônicos de Bonito.


Primeira Página





