MS Delas

Search
Close this search box.
35°C

Hoje o dia amanheceu triste…

Sexta-feira, 23 de dezembro, ela nos deixou entre 4h e 5h da manhã. D. Maria Aparecida Pedrossian, com 88 anos, a nossa eterna primeira-dama de MT e MS, a minha musa, a minha linda amiga, resolveu partir.

Escrevo esse texto agora pelo meu celular, aqui sentada, ainda sem acreditar, vendo a sua poltrona vazia, seu lugar preferido em que por diversas vezes tive o privilégio, de juntamente com a senhora, assistir às suas séries turcas, as preferidas.

Onde, tantas vezes, conversamos sobre tudo, principalmente sobre política, aprendi tanto com a senhora. Demos muitas risadas aqui tbm. Lugar em que tomamos os nossos shots de cachaça mineira, degustamos vinhos, comemos os torresmos, as pururucas que eu lhe trazia.

Ah D. Maria… que falta a senhora já está nos fazendo.

Recostada aqui no sofá, olhando através da porta de vidro, ainda a vejo vestida com seus trajes de ficar em casa, nas cores rosa ou azul clarinho, molhando as plantas no imenso jardim, muitas que a senhora mesma plantou. Roseiras, pés de frutas, uma pertinho das outras, sem técnica, esse era o seu jeito de cuidar do jardim.

Ah D. Maria… que falta a senhora já está nos fazendo.

Hora eu choro, ora paro de chorar. É um misto de saudade e tristeza por sua ausência, mas com uma gratidão imensa pelo privilégio de ter passado seus últimos anos em sua maravilhosa e sempre bem humorada companhia.

Quantas vezes cheguei aqui e já a via sentada em sua poltrona com um sorriso lindo me recebendo, e sem rodeios, sempre objetiva nas palavras, me perguntava: Olga! Você tá bem?

Que privilégio tive eu em poder lhe ver pilotando uma panela imensa de cobre, fazendo a mais deliciosa feijoada e o tradicional cozido para a família e amigos.

Por vezes, quantos domingos eu cheguei e a senhora já estava com a sua tradicional macarronada pronta. Sempre junto de seu irmão, o tio Primo, nas manhãs de domingo, tomando vinho e conversando sobre a política do País. A mais conservadora e Bolsonarista de todas que já conheci.

Mesmo com minha correria, estivemos juntas no mês passado, em novembro, ocasião em que conversamos e demos muitas risadas.

Lembrando de todos os momentos em que tive o privilégio de estar perto, o que mais me marcou foi bem recente. Eu não vi a cabo eleitoral, e sim a “general eleitoral”, na primeira campanha política em que elegeu o seu neto a deputado estadual.

Ah D. Maria, como aprendi com a senhora. Como te admiro, sempre fui e serei sua fã.

Lembro-me do dia em que ficamos sozinhas, para que a senhora pudesse gravar o vídeo pedindo apoio para o seu neto, Pedro Pedrossian Neto.

Cheguei em sua casa e a senhora estava tão linda! Com os brincos de pérolas, o cabelo branquinho, solto e escovado, que a senhora mesma arrumou sozinha. Tão linda! Que experiência incrível ter ficado a sós gravando o seu depoimento. Momento inesquecível que guardarei para o resto de minha vida.

E no domingo, dia 2 de outubro deste ano (2022), cheguei cedo para juntas, aguardamos o seu neto, o Pedrinho, como a senhora carinhosamente o chamava.

Que privilégio tive em ter levado a senhora para ir votar em seu neto. Lembro do dia de muito calor, nós duas em meu carro, e a senhora contente, disposta em poder votar no Pedrossian, o Neto. Vi a alegria e a satisfação em seu rosto. Naquele dia tirei muitas fotos suas com ele, indo até a sua sessão para votar.

Depois de tudo isso, já no carro, liguei o gravador do celular e a senhora gravou um depoimento falando da emoção que estava sentindo em ter ido votar no Pedrinho.

Quem me conhece sabe o quanto sempre a admirei! Quem convive comigo sabe, e já viu quantas vezes até a imitei lembrando de nossas animadas conversas.

Agora aqui, junto com sua filha Rosa Maria, que também amo e admiro muito, parto para irmos nos despedir da senhora.

Para me despedir da Matriarca da família, da eterna primeira-dama; da elegante aeromoça; da esposa e companheira do governador Pedro Pedrossian; da primeira-dama mais atuante que já vimos, mãe de centenas de programas e projetos assistenciais, aqui em MS e no MT.

Vou me despedir da mulher linda e incrível, que tive o privilégio de conhecer e conviver – D. Maria Aparecida Pedrossian.

Saudades.

De sua amiga, Olga Mongenot

*Na última segunda-feira, 23 de janeiro de 2023, fez 1 mês que escrevi esse texto na manhã em que soube de sua partida. Uma simples homenagem que, em poucas palavras, reflete fielmente alguns momentos com ela.

Você também pode gostar...

+

Notícias