Em 2021, durante um jantar na casa de Donatella Versace, em fevereiro, que Kim Jones, Silvia Venturini Fendi e Dontatella decidiram fazer uma collab. A ideia surgiu como uma celebração a amizade, ao respeito a admiração mútuas, a moda italiana e a vontade de deixar qualquer rivalidade entre duas marcas concorrentes e de grupos diferentes. Duas marcas luxuosas valorizando mulheres que já brilharam nas passarelas.
E porque não dizer que celebrando a mulher não importando com a idade sem qualquer tipo de preconceito que a “indústria de corpos de modelos macérrimas e jovens” impõe na sociedade mundial.
O resultado dessa parceria história pôde ser visto em um desfile com um casting estrelado, de modelos que entraram na casa dos “enta”. Modelos como Naomi Campbell, Amber Valletta, Kate Moss, Shalom Harlow, Karen Elson, Kristen McMenamy, Gigi Hadid, Adut Akech, Emily Ratajkowski, Vittoria Ceretti, Lila Moss Hack.
Na passarela um total de 50 looks – duas coleções com 25 entradas cada – misturaram alguns dos principais elementos das duas marcas e celebraram a mulher na sua essência.
Essa não foi a primeira vez que duas grandes grifes de luxo se uniram para um projeto, linha ou coleção conjunta. Na temporada de verão 2020, Dries Van Noten se juntou a Christian Lacroix e, mais recentemente, Gucci e Balenciaga hackearam elementos uma da outra.
No fim de tudo, o desfile foi um sucesso com mulheres que foram modelos de sucesso nos anos 90, desfilando Versace e Fendi na passarela.
Confira no vídeo:
*Com informações de D News e ELLE Brasil.
Olga Cruz