O Dossiê Mulher foi apresentado oficialmente em cerimônia realizada nesta quinta-feira (2) na Casa da Mulher Brasileira. A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, a 1ª dama do Estado, Mônica Riedel e diversas outras mulheres, representantes de instituições públicas e privadas, participaram do evento que marcou a abertura das comemorações ao Mês da Mulher.
Ao MS DELAS, a Subsecretaria de Políticas para Mulheres, Carla Stephanini, falou da satisfação em conversar com o MS DELAS. “Um Portal de Notícias que já começa forte e potente”, declarou.
Carla explicou também que o Dossiê Mulher é fruto da Lei Municipal 6.289/19 de autoria do vereador Papy (Progressistas). “No documento apresentamos todos os números e dados desta violência que passam por diversas instituições da nossa rede de atendimento, por isso, é uma fonte importante de pesquisa e de orientação para formulação de políticas públicas”.
Ela ainda falou que o documento será apresentado anualmente, além de fazer a certificação das empresas habilitadas, o ‘selo de compromisso com a igualdade de gênero’.
“Recebem este selo aquelas empresas que respeitam e que promovem os direitos das mulheres no ambiente de trabalho. Além disso, também temos aquela programação do mês de março, procurando atender vários aspectos desde a área da saúde, falando sobre a saúde mental das mulheres, e uma agenda programada para este mês de março”, contou Carla Stephanini.
Diploma Selo CIG
O Selo de Compromisso com a Igualdade de Gênero, instituído por meio do Decreto nº 13.248 de 18 de agosto de 2017 e foi inspirado nos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres, estabelecidos pela ONU Mulheres Brasil.
A empresária Janete Vaz, recebeu o Selo representando o grupo de Laboratórios Sabin. “É um reconhecimento de trabalho. Temos uma empresa de alma feminina, de práticas que fazemos no dia a dia da empresa, valores familiares, espirituais, isso nos fortalece. A mulher não é reconhecida e para chegar a um patamar como esse passou por muitos desafios. O que não é diferente comigo, hoje ouço falar que inspirei a muitas outras mulheres”, discursou a empresária.
Dossiê
Conforme informado na solenidade, o Dossiê Mulher será publicado no Diário Oficial no próximo dia 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
O documento disponibiliza as ações e atendimentos da instituição, elaborado a partir de dados de atendimentos de mulheres em todos os setores dentro da Casa da Mulher Brasileira: na recepção, delegacia, MP, Defensoria, poder judiciário e segurança pública. As informações contemplam o número de atendimentos e perfil de todas essas mulheres, e servirá para nortear as atividades.
De acordo com Carla Stephanini, cada profissional da Casa da Mulher chega a atender, em média, 20 mulheres por dia e mais de 40% dos processos que tramitam na vara são referentes à violência doméstica. Carla Stephanini destaca que o dossiê serve como base de estudo, fonte de pesquisa e orientação.
“O dossiê serve como base de estudo, fonte de pesquisa, serve para traçar perfis e auxiliar na formulação de políticas públicas de enfrentamento a violência doméstica”, explicou.
Olga Mongenot