MS Delas

Search
Close this search box.
26°C

Ação em Campo Grande imuniza mais de 5 mil pessoas

Realizado no último fim de semana, o Dia D,  imunizou mais de 5 mil pessoas contra a Gripe e a Covid-19 em Campo Grande. No sábado,14 unidades de saúde e dois pontos itinerantes estiveram abertos durante todo o dia para atendimento à população. Já no domingo, a Capital realizou vacinação em dois pontos itinerantes.

De acordo com o levantamento da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SVS/Sesau), no sábado foram  2.556 doses de vacina contra a gripe e 1.221 de Covid-19 aplicadas.

No domingo, os pontos itinerantes realizaram apenas a vacina contra a gripe. Foram 1.382 doses aplicadas nos dois locais. Ao todo, foram aplicadas 5.160 doses de vacinas contra a gripe e Covid-19 nos dois dias.

O secretário municipal de Saúde Sandro Benites acompanhou a vacinação durante o fim de semana. Na oportunidade, ele reforçou a importância da imunização.

“É muito importante que as pessoas busquem se vacinar. A vacina é a forma mais eficiente de se proteger das doenças que podem levar à morte, como é o caso da gripe e da Covid-19, por exemplo. Mas existem as demais vacinas do calendário, que precisam também estar em dia. Portanto, não deixem de procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua casa”, disse.

Vacina Influenza

A vacinação contra a Gripe foi liberada para toda a população com mais de 6 meses, seguindo resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em razão da baixa procura entre os públicos prioritários e a necessidade de ampliar a cobertura vacinal.

Conforme relatório disponibilizado nesta sexta-feira, dia 19 de maio,  pelo Serviço de Imunização da Sesau ,28,65% do público-alvo foi vacinado em Campo Grande, o que representa 97,1 mil pessoas de um público estimado em 339 mil pessoas.

A maior taxa percentual de cobertura está entre os adolescentes em medidas socioeducativas, com 47,89%. No quantitativo, os idosos com 60 anos ou mais permanecem entre os que mais se vacinaram. De acordo com o relatório, aproximadamente 52,3 mil foram vacinados , sendo 38,84% do público de 134.732 pessoas nesta faixa-etária.

Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

Durante a semana, a vacinação está disponível durante todo o dia (manhã e tarde) em mais de 70 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF).

Olga Mongenot

Você também pode gostar...

+

Notícias