Os moradores de Mato Grosso do Sul podem se preparar para uma semana de calorão intenso, tempo firme e baixa umidade do ar, é o que prevê o Climatempo. Haverá chuvas isoladas em algumas regiões do Estado.
Nesta segunda-feira (18), o Climatempo explica que uma área de baixa pressão se desenvolve sobre o Paraguai e influencia o tempo no estado, favorecendo a ocorrência de ventos mais fortes ao longo do dia.
As rajadas mais intensas devem ser registradas no sul de Mato Grosso do Sul, variando entre 51 km/h e 70 km/h. Em Campo Grande e no Pantanal, os ventos ficam entre 40 km/h e 50 km/h. Apesar disso, o tempo segue firme e seco, com destaque para a baixa umidade relativa do ar, que deve variar entre 20% e 12% na região metropolitana da capital e em áreas do extremo sul.
Na terça-feira (19), essa baixa pressão começa a se aprofundar, dando origem a uma frente fria no Sul do Brasil. O sistema deve trazer umidade para o extremo sul do estado, onde há possibilidade de pancadas de chuva no fim do dia, especialmente no sudoeste.
Não há, por enquanto, risco de temporais. O vento segue como destaque: algumas rajadas podem chegar a 80 km/h e até 100 km/h em áreas próximas à divisa com o Paraná. Em Campo Grande, o calor permanece, com máxima acima dos 30 °C.
Já na quarta-feira (20), a frente fria avança para o oceano, mas ainda deve favorecer pancadas isoladas de chuva entre o centro, o sul e parte do oeste do estado. No entanto, na metade norte e nordeste, o tempo segue firme, quente e seco.
A tendência é que, a partir de quinta-feira, um bloqueio atmosférico volte a ganhar força, estabelecendo um novo período de veranico, dias seguidos de calor intenso e ausência de chuva — em todas as regiões do estado.
Confira o ranking das maiores temperaturas registradas nesta segunda-feira (18):
- Ladário – 38 °C
- Miranda – 37 °C
- Pedro Gomes – 37 °C
- Corumbá – 37 °C
- Coxim – 37 °C
- Porto Murtinho – 37 °C
- Sonora – 37 °C
- Aquidauana – 36 °C
- Caracol – 36 °C
- Dois Irmãos do Buriti – 36 °C
Fonte: Primeira Página





