O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado hoje, 5 de junho. Esse dia foi proposto com o objetivo de aumentar a visibilidade e as discussões sobre a causa ambiental. A data foi escolhida por ocasião da Conferência de Estocolmo, que discutia a questão do impacto humano sobre o meio ambiente. Essa reunião foi organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972.
Em 2022 comemorou-se 50 anos do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente com o tema “Uma só Terra”. Esse tema foi escolhido para nos lembrar que este é um planeta só. No sentido de ser especial e único, claro. Mas também no sentido de que todos somos responsáveis.
Além de propor melhores e maiores ações necessárias, foi uma oportunidade para rever se as ações foram efetuadas ou não conforme os princípios no PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
A ONU também destacou a relevância desse encontro para as discussões de medidas para uma recuperação global sustentável após a Pandemia Global do Covid-19.
Ações de um lado do mundo podem ser sentidas por todo o globo, agora e no futuro. Além disso, os problemas ambientais que temos hoje são heranças do passado, sem fronteiras e nem limite de tempo, um só planeta.
Isso justifica a urgência de atitudes sustentáveis de todos nós, pessoas, empresas, países. Pensando que essa é a nossa chance de preservar o equilíbrio que nos mantém vivos e com qualidade de vida. Como divulgado no site da ONU: “a campanha convoca uma ação coletiva e transformadora em escala global para celebrar, proteger e restaurar nosso planeta”.
*Luciana Fiuza