Historicamente, as passarelas de moda eram dominadas por mulheres jovens, altas e magras. No entanto, os tempos estão mudando e agora a diversidade está sendo mais aceita, inclusive em revistas e marcas que operam exclusivamente online.
Um exemplo vibrante dessa mudança é Kathy Jacobs, uma norte-americana de 58 anos que demonstra que nunca é tarde para seguir seus sonhos.
Utilizando sua plataforma no Instagram, Kathy Jacobs, que possui uma estatura de 1,61 m — não exatamente o padrão esperado para modelos — publica fotos inspiradoras diariamente. Aos 58 anos, ela incentiva outras mulheres a terem confiança, mostrando que não há idade limitante para exibir o corpo.
A motivação de Kathy para continuar na indústria da moda foi reforçada após um agente dizer que “mulheres com mais de 40 anos estão mortas“.
Desde a década de 80, ela trabalha como modelo e decidiu não desistir de participar de campanhas, mesmo sendo considerada de idade atípica para o setor. Seu esforço foi recompensado em julho de 2021, aos 57 anos, quando posou para a revista “Sports Illustrated Swimsuit”, focada em moda praia.
Hoje, com mais de 210 mil seguidores no Instagram, Kathy colhe os frutos por sua luta contra o etarismo—o preconceito por idade—e pela coragem de não ceder às pressões de uma sociedade ainda machista. Ela compartilhou em uma postagem:
“Obrigada pelo apoio e amor nas mensagens que vocês me mandam contando que disseram que você era muito velha, baixa ou ambos! Obrigada por me dizerem que vocês não têm mais medo de ficar com a minha idade ou mais velhas”, declarou.