MS Delas

Search
Close this search box.
26°C

Moradores lotam Central do Cidadão em meio a impasse do IPTU 2026

Central de Atendimento ao Cidadão amanheceu lotado e com filas | (Foto: Caio Tumelero)

Em meio a um impasse sobre possíveis mudanças na cobrança do IPTU 2026, moradores de Campo Grande enfrentaram filas e lotaram, nesta quarta-feira (7), a Central de Atendimento ao Cidadão. O movimento intenso foi motivado, principalmente, pela busca de revisões nos valores do imposto, após contribuintes relatarem aumentos considerados elevados nos carnês.

Muitos moradores procuraram o local para entender os critérios de reajuste, conferir informações dos imóveis e protocolar pedidos de revisão. A alta demanda resultou em longas esperas e reclamações.

A mobilização ocorre um dia após vereadores se reunirem com representantes da Secretaria Municipal de Finanças, na manhã de terça-feira (6), na Câmara Municipal. No encontro, os parlamentares discutiram providências urgentes relacionadas à cobrança do IPTU 2026.

As propostas ainda dependem de análise e aprovação do Executivo municipal para entrarem em vigor.

Entre as principais medidas solicitadas está a prorrogação do vencimento da primeira parcela e do pagamento à vista do imposto, atualmente previstos para o dia 12 de janeiro, para o dia 30. A intenção é conceder mais tempo para que os contribuintes possam analisar os carnês, verificar possíveis inconsistências e apresentar recursos administrativos, se necessário.

Outro ponto levantado pelos vereadores é o restabelecimento do desconto de 20% para pagamento à vista até a nova data sugerida. Segundo a comissão, a retirada do benefício, em meio a alterações normativas e operacionais, causou impacto econômico inesperado à população.

Além das questões financeiras, o documento entregue à Secretaria de Finanças também pede a reestruturação da Central de Atendimento ao Cidadão. As sugestões incluem a criação de um canal oficial de atendimento via WhatsApp, ampliação do número de atendentes e do horário de funcionamento, além da regularização do sistema de climatização do prédio.

Enquanto não há definição oficial sobre as mudanças, o fluxo de contribuintes deve continuar elevado nos próximos dias, com moradores buscando esclarecimentos e alternativas para contestar os valores cobrados no IPTU 2026.

Primeira Página

Você também pode gostar...