MS Delas

Search
Close this search box.
31°C

Mostra Pantalhaç@s abre chamada para espetáculos e oficinas até 21 de outubro

Fotos; Larissa Pulchério

O riso volta a ocupar Campo Grande com a chegada da IX Pantalhaç@s – Mostra de Palhaç@s do Pantanal. O evento, que se consolidou como um dos principais encontros da palhaçaria no Centro-Oeste brasileiro, está com inscrições abertas para espetáculos e oficinas, convidando artistas interessados em participar de uma celebração que é, também, um ato de resistência cultural.

As inscrições podem ser feitas pelo blog oficial da mostra até o dia 21 de outubro. A 9ª edição do festival será realizada entre os dias 4 e 10 de dezembro de 2025, prometendo reunir artistas do Brasil e de países de língua portuguesa e espanhola. A chamada pública com todas as regras está disponível em: pantalhacos.blogspot.com.br.

17 Anos de Troca e Pertencimento

Criada há 17 anos pelos grupos Circo do Mato e Flor e Espinho Teatro, a Pantalhaç@s nasceu com o desejo de inverter o fluxo cultural: em vez de os artistas sul-mato-grossenses precisarem viajar para grandes centros para se aprimorar, a mostra trouxe o mundo da palhaçaria para Mato Grosso do Sul.

Desde a sua primeira edição, o evento se estabeleceu como um território de encontros e intercâmbio, com nomes do Peru, Equador, México, Espanha e Argentina cruzando as fronteiras pantaneiras para compartilhar suas “narrações poéticas do riso”. Para os idealizadores, a mostra é um espaço onde o riso é tratado como força vital, linguagem universal e instrumento de transformação.

“A Pantalhaç@s tem a missão de buscar o riso em todas as suas vertentes, quebrando estereótipos e mostrando que o palhaço é um ser profundamente humano”, resume Anderson Lima, do Flor e Espinho Teatro.

Formação, Impulso e Permanência

Mais do que uma vitrine de espetáculos, a Pantalhaç@s exerce um papel fundamental na formação e no fortalecimento da arte do palhaço na região. Ao longo de suas edições, a mostra impulsionou a criação de novos coletivos e espetáculos, abrindo caminhos para produções que, posteriormente, circularam por importantes festivais do País.

O evento é um exemplo de arte que insiste em permanecer, apesar dos desafios de investimento e das grandes distâncias que marcam o Centro-Oeste no mapa cultural. Mauro Guimarães, do Circo do Mato, reforça essa vocação: “A Pantalhaç@s é, acima de tudo, um lugar de encontro entre gerações, linguagens e corpos diversos que fazem do riso uma forma de resistência”, conclui.

O projeto desta edição é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, via Fundação de Cultura de MS.

Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram oficial: @pantalhacos.

Você também pode gostar...