MS Delas

Search
Close this search box.
27°C

MS tem mais de 1,3 mil mulheres na fila para mamografia no SUS

Em junho deste ano, 1.374 mulheres em Mato Grosso do Sul estavam na fila de espera por uma mamografia na rede pública de saúde, segundo dados do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) divulgados nesta quinta-feira (31). Com um tempo médio de espera de 16,47 dias, o Estado ocupa a 13ª posição no país em número de pacientes aguardando o exame, que é crucial para a detecção precoce do câncer de mama.

No contexto nacional, o Brasil enfrenta uma fila de espera de 77.243 pacientes para o exame de mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS). Os estados com maior número de pacientes aguardando são Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, que juntos somam mais de 56% da demanda. O tempo de espera em algumas regiões pode ultrapassar 80 dias, como é o caso do Distrito Federal.

Segundo a entidade, em alguns locais do país, o tempo de espera por uma mamografia na rede pública pode chegar a 80 dias. O exame, quando realizado em tempo hábil, permite a detecção precoce de alterações mamárias, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido e reduzindo a necessidade de intervenções invasivas e onerosas. “Os números revelam parte da sobrecarga no SUS e devem ser levados em conta, especialmente pelos recém-eleitos nas eleições municipais, na formulação e manutenção de políticas de saúde pública”, avaliou o CBR.

Em nota, a entidade alerta que a fila de espera por mamografias no SUS pode ser ainda mais longa do que o indicado oficialmente. “Isso porque o SISREG [Sistema de Regulação] do Ministério da Saúde, plataforma que deveria registrar em uma fila única as demandas por cirurgias eletivas no país, depende de dados fornecidos voluntariamente pelas secretarias de saúde estaduais e municipais.”

Tabela mostra espera por mamografia nos estados do Brasi – SISREG/Ministério da Saúde

Fonte: A Crítica

Você também pode gostar...