MS Delas

Search
Close this search box.
27°C

“Mulher Não se Cale” é tema de Projeto de Lei apresentado na Assembleia

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou durante a sessão ordinária desta terça-feira (7), um Projeto de Lei que visa combater a violência contra a mulher. Denominado ‘Mulher, Não se Cale’, o projeto foi inspirado em um modelo utilizado na Espanha.     

O protocolo “No Callem” foi criado pelo governo de Barcelona, em 2018, para combater as agressões sexuais e violência contra a mulher em espaços como restaurantes e bares. Os locais aderentes ao protocolo recebem treinamento para prevenir e identificar a violência e agir em casos de agressão ou assédio sexual.

Para sustentar o projeto, Lia Nogueira apresentou dados da violência contra a mulher divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). “As estatísticas mostram o crescimento dos casos de estupros e violência doméstica em 2022. Dourados aparece com 818 casos de violência doméstica de 1º de janeiro a julho de 2022. No ano passado, o total de ocorrências foi de 1.371. Em 2021, foram 764 registros, o que significa um aumento de 7,06%. São números que chamam atenção e não podemos ficar inertes”, destacou a deputada.

Para Lia, os altos índices de violência contra a mulher podem ser explicados pelo comportamento machista e patriarcal. “Vivemos numa sociedade que insiste em nos calar lugar, que não respeita que o nosso lugar é onde a gente quiser, que o nosso corpo é íntimo e não dá direito a homem nenhum tocá-lo. A vítima recebe informações e conselhos corretos, cabendo somente a ela a decisão final, mesmo que pareça incompreensível aos demais. A ideia é fazer com que os estabelecimentos abracem esse protocolo”, ressaltou a deputada.  

Ainda na sessão ordinária, a deputada usou a tribuna para ressaltar suas bandeiras. Na Câmara de Vereadores de Dourados, Lia Nogueira ficou conhecida como “Bichão do MS”. Com o mesmo espírito de responsabilidade, a parlamentar destacou que retribuirá os votos conquistados com muito trabalho e transparência.

Lia Nogueira informou que levará ao Governo do Estado as demandas das famílias da Comunidade Santa Felicidade, castigada pelas chuvas dos últimos dias. “Constatei que essas famílias estão em situação desumana. Faço um apelo para que o governo cuide dessas pessoas. Acredito que Eduardo Riedel irá manter a visão municipalista, assim como foi o governo anterior”, finalizou.  

Redação

Você também pode gostar...

+

Notícias