MS Delas

Search
Close this search box.
26°C

No Dia do Campo a homenagem é para a “pequena grande mulher” 

No dia 10 de maio, é celebrado nacionalmente como o Dia do Campo. E, nada mais justo, prestarmos homenagem à mulher que muito fez e faz pelo campo em nosso País, atual Senadora da República (Progressista), e ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, chamada afetuosamente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro de a “pequena grande mulher”. 

O termo usado pelo então presidente Bolsonaro faz jus à então ministra do Agro. A pequena mulher se mostrava grande, ou melhor, gigante, negociando a economia do Brasil com o mundo.


Como senadora, a pauta em defesa do Agro continua sendo sua bandeira, mesmo porque a economia do Brasil e do mundo dependem de nossos produtos. É por meio de tudo o que é produzido na terra, no campo que o mundo se alimenta. 

Natural de Campo Grande, Tereza Cristina é mãe e avó amorosa, formada em engenharia agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Trabalhou em propriedades rurais de sua família no início da carreira e no fim da década de 1990 assumiu cargos em instituições rurais em Mato Grosso do Sul.

Foi presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), entre 2001 e 2003. Três anos depois, se tornou superintendente do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Entre 2007 e 2014, foi secretária estadual de agronegócio. 

Em 2015, assumiu um cargo público elegível pela primeira vez. Com mais de 75 mil votos foi eleita deputada federal pelo PSB, assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e defendeu causas ruralistas, como a transferência da competência de demarcação de terras indígenas da União para o Poder Legislativo.

Em 2018 veio a reeleição para deputada federal no DEM, com mais de 75 mil votos. Assumiu o cargo em 2019, mas se licenciou em seguida devido à nomeação como ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo do presidente Jair Bolsonaro. Deixando o cargo em março de 2022 para concorrer ao Senado pelo Progressistas. 

A senadora Tereza Cristina é filha da terra, é sul-mato-grossense, é mulher que inspira, ela é MS DELAS!

Dia do Campo

Começamos com um provérbio que explica bem esse dia: “Se o homem do campo não planta, a cidade não janta”. 

Todo dia 10 de maio, comemoramos o Dia do Campo. A data surgiu com o objetivo de homenagear e conscientizar a população sobre a importância do campo para a economia e existência de uma sociedade.  São exploradas diversas atividades, com destaque a agricultura e a pecuária. 

É do campo de onde vem uma das principais fontes de vida para o homem, da terra do campo onde nascem os alimentos servidos à mesa e que abastecem as casas de milhares de famílias em todo o mundo. Ele está presente no dia a dia das pessoas, da alimentação às roupas, passando pelos combustíveis e móveis, chegando a instrumentos musicais entre muitos outros itens. 

É também do campo que se brotam as oportunidades para o desenvolvimento econômico de um país. Para você entender, o agronegócio é o setor proveniente do campo, representa mais de 1/5 do PIB brasileiro. E graças ao crescimento da produção agrícola e a explosão da produtividade, o Brasil passou de importador a exportador de alimentos, garantindo saldo positivo na balança comercial do país. Outro aspecto importante é que o agronegócio também é um grande empregador. Ele multiplica empregos e renda para o lugar, melhorando a qualidade de vida das pessoas no interior do País.   

O objetivo de tudo isso é provar que nós precisamos do campo. E é importante lembrar que as perspectivas futuras para melhorias nesse sistema são positivas, a produção agropecuária por exemplo, pode se desenvolver muito ainda. Mas ainda assim, o Brasil possui alguns gargalos que precisam de solução urgente como infraestrutura e logística, o que é um grande desafio a ser encarado pelos milhares de produtores.  

O trabalho no campo trás bastante competitividade para o Brasil no sistema de agronegócio. Essa data vem com o intuito de incentivar e conscientizar que precisamos cuidar muito bem das nossas terras, inclusive de todo nosso meio ambiente. *fonte: planeta.macbook.

Olga Mongenot 

Você também pode gostar...