Esse ano passou muito rápido! Preciso de mais horas no meu dia! Corri tanto, mas não deu tempo! Frases que ouvimos diariamente de amigos, familiares, colegas de trabalho, etc., como se pudéssemos dominar o tempo ou como se ele andasse mais rápido do que gostaríamos.
A verdade é que não temos controle sobre sua existência, mas podemos fazer a gestão do tempo, que nada mais é do que o controle consciente da nossa rotina, procurando otimizar o seu uso para melhorar o rendimento e alcançar objetivos.
Essa gestão nos permite controlar as prioridades em vez de ser controlado por elas. Administrando o tempo podemos fazer mais e melhor em menos tempo.
E isto nos traz a sensação de controle sobre as demandas, garantindo o equilíbrio do tempo de forma a ter a sensação de que é maior o tempo.
Sem contar que com uma boa gestão, teremos espaço para descanso, autocuidado e lazer, essencial para o bem-estar e saúde emocional alongo prazo.
Mas como fazer isso?
Pesquisando sobre o tema listei algumas dicas que me pareceram eficientes.
Entre elas o planejamento e a organização estão sempre em primeiro lugar, e se faz necessário listar os afazeres e ordem de necessidade para uma visão do que você precisa realizar.
E nesta lista definir suas prioridades para verificar as urgências.
Definida sua lista de prioridades, focar na sua realização dentro do prazo previsto, evitando a procrastinação, tais como abuso no tempo com redes sociais e outras distrações.
E daí não menos importante, a disciplina com a rotina produtiva para que o planejamento saia do papel e se concretize.
Além disso, procure celebrar as pequenasconquistas e foque na evolução, não na perfeição.
E por último inclua nesse planejamento e rotina o descanso, com pausas cruciais, sono de qualidade para a recuperação e consolidação da memória.
Existem muitas técnicas como a Matriz de Eisenhower, Pomodoro, etc., e ainda ferramentas digitais para auxiliar nesse processo.
Mas administrar o tempo depende de um aprendizado contínuo, buscando um equilíbrio saudável entre trabalho, estudos e vida pessoal.
E até vemos alguns cursos para ensinar gestão do tempo e outras técnicas para melhor dividir seu tempo.
Eu mesma, tenho o sistema próprio de abrir uma caixinha de cada vez.
Mas deixando de lado as teorias, o importante mesmo é que possamos, cada um com seu sistema ou método, dividir seu tempo entre atividades diversas, definindo prioridades e metas para aumentar a eficiência, produtividade e reduzir o estresse, fazendo mais em menos tempo e equilibrando vida pessoal, transformando a organização em um hábito para alcançar o sucesso.
Vamos em frente, administrando nosso tempo da melhor forma possível, com equilíbrio, já que a vida é passageira e o tempo voa… pelo caminho do sol, admirando a natureza, com paz, alegria e sem medo de ser feliz!
Dra. Iacita Azamor Pionti
Advogada e Coordenadora Municipal da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande-MS





