Fotos: Mary Vasques
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Flávio Kayatt, destacou a importância da aproximação dos técnicos da Corte de Contas às prefeituras, na manhã desta terça-feira, 8 de abril, na abertura oficial do “Programa de Mentoria” realizado pela Associação dos Municípios de MS (Assomasul), em parceria com o TCE-MS. A aproximação, o aperfeiçoamento e a qualificação contínua dos jurisdicionados tem sido fator de relevância na atual gestão do Tribunal de Contas.
A iniciativa em parceria com o TCE-MS, segue até 11 de abril, e tem como foco qualificar equipes técnicas das prefeituras em áreas estratégicas da administração pública, capacitação especializada nas áreas de Finanças e Contabilidade, Compras e Licitações e Recursos Humanos.
Na abertura, o presidente Flávio Kayatt, ressaltou a importância da nova ferramenta de recebimento de dados da Corte de Contas, e-Sfinge, e também anunciou a criação da “Sala dos Prefeitos” dentro TCE-MS.

“Estou aqui para desmistificar o e-Sfinge e dizer a todos vocês que essa ferramenta será uma grande facilitadora para as prefeituras. O Tribunal de Contas está comprometido em apoiar todos os gestores neste processo de modernização, que será fundamental para agilidade e qualidade nos serviços prestados à população”, afirmou o presidente.
O presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, prefeito de Itaquiraí, destacou a importância da parceria com o TCE-MS e o alinhamento dos 79 municípios às normas de controle e boa governança. “Muitos prefeitos estão iniciando suas gestões agora. A mentoria foi pensada para facilitar o entendimento sobre o e-Sfinge, uma inovação que representa um salto de qualidade na administração pública”, disse.
Ao longo de três dias, técnicos do TCE-MS vão apresentar os principais pontos do novo sistema e-Sfinge, adotado oficialmente em 2025. Os temas incluem planejamento, atos jurídicos, execução orçamentária, registros contábeis, gestão fiscal e atos de pessoal, tudo integrado à nova plataforma digital de prestação de contas.
O diretor do Departamento de Informações Estratégicas do TCE-MS, Geanlucas Júlio de Freitas, e o diretor de Tecnologia da Informação, José Augusto Alves Ferreira, detalharam o funcionamento do sistema e orientaram os participantes quanto às principais mudanças e boas práticas para adaptação dos processos internos das prefeituras.

A capacitação inclui três encontros presenciais, em março, abril e junho de 2025, todos realizados na sede da Assomasul. Além disso, os participantes terão acesso a suporte técnico online por 90 dias, com atendimento para esclarecimento de dúvidas e acesso a modelos de documentos que auxiliam na padronização das rotinas administrativas.
Silvia Constantino





