Desde que assumiu a direção do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em 1º de fevereiro, o desembargador Sérgio Fernandes Martins, tem cumprido uma extensa agenda de compromissos institucionais. Visitas a presidentes de órgãos de MS e de outros estados, entrevistas a meios de comunicação, são alguns exemplos do empenho do novo presidente em dar continuidade ao bom relacionamento do TJMS com os demais Poderes do Estado e com o cidadão comum.
Cooperação Mútua
Dando seguimento a agenda de visitas institucionais, na terça-feira (14), o desembargador Sérgio Martins visitou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro. No encontro, ele entregou ao presidente do legislativo, a minuta do termo de cooperação técnica entre as duas instituições que prevê a veiculação na TV Assembleia da programação produzida pelo Poder Judiciário estadual. A parceria foi reafirmada por ambos presidentes.
Gabinete de Integração
Buscando estar mais próximo dos servidores, magistrados e da população em geral, o Gabinete de Integração é uma ação que permite ao presidente ir pessoalmente conhecer todos os setores do Poder Judiciário Estadual.
Além de atender às demandas da presidência, com o Gabinete da Integração, a intenção do presidente Sérgio Martins, é poder realizar atendimentos, fazer despachos em diferentes locais (comarcas, anexos), e ainda, ouvir servidores e magistrados, conhecendo de perto as dificuldades e o trabalho que realizam.
Ainda na terça-feira (14), o desembargador deu início a ação indo pessoalmente à Central de Processamento Eletrônico (CPE), no Centro Integrado de Justiça (Cijus).
Acompanhado do juiz diretor da CPE, Olivar Augusto Roberti Coneglian, e da diretora Silvana Martins Silva de Carvalho, o presidente do TJ conheceu cada setor da CPE, cumprimentou servidores, ouviu atentamente as explicações de cada coordenador, tanto da área cível e criminal, e demonstrou gratidão a cada um dos serventuários que dedica sua força de trabalho em prol da distribuição da justiça.
“Ao iniciar pela CPE, pretendemos estreitar relações e, com isso, oferecer melhores condições de trabalho a todos os envolvidos na prestação jurisdicional de qualidade, que torna a justiça de MS reconhecida nacionalmente como tribunal de vanguarda. Foi uma experiência muito boa constatar o quanto nossos serventuários são dedicados ao trabalho. Depois voltaremos ao Cijus para uma visita aos Juizados Especiais”, afirmou o presidente do TJMS.
Para o juiz diretor da CPE, a visita do presidente é muito importante para que ele verifique e conheça in loco toda a estrutura do novo formato de processamento das ações judiciais, adotado em grande parte do País dando maior agilidade ao processo.
“Para estreitar relacionamento entre todos os atores que trabalham em uma ação, na visita a CPE o presidente pode conversar com os diretores de cada departamento, oportunidade em que destacou a relevância da aproximação entre os cartórios e a Central de Processamento, o que permite que cada um dos envolvidos em toda a engrenagem compreender a importância e as necessidades do outro. Ficamos muito satisfeitos com a visita, tanto por tomarmos conhecimento do Gabinete de Integração, como pelo fato de ter sido iniciado pela CPE”, declarou Olivar. (Informações TJMS).
Redação.