Foto: Luis Vinícius – JD1
A chegada de uma frente fria entre segunda-feira (31) e terça-feira (1º) deve provocar o primeiro frio do ano em Mato Grosso do Sul, conforme previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
Embora o Estado tenha registrado a passagem de uma frente fria em março, os efeitos anteriores foram limitados a chuvas e temporais isolados, sem impacto significativo nas temperaturas. Desta vez, espera-se que os termômetros fiquem entre 17°C e 19°C, principalmente nas regiões sudoeste, sul e sudeste do Estado.
“Os modelos de previsão não indicam frio extremo, porém uma diminuição nas temperaturas sendo considerada a primeira massa de ar frio que deverá favorecer a queda nas temperaturas e, pontualmente, não se descartam temperaturas abaixo dos 17°C”, destacou o Cemtec em nota.
Chuvas intensas e ventos fortes
A previsão também indica chuvas expressivas, com acumulados acima de 40 mm em 24 horas, especialmente no início da próxima semana.
Antes da chegada da frente fria, o calor predomina no fim de semana, com variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas a moderadas em áreas isoladas no sábado (29) e domingo (30). Algumas regiões podem enfrentar chuvas mais intensas, tempestades com raios e rajadas de vento.
Essa situação meteorológica ocorre devido ao intenso transporte de calor e umidade, aliado ao deslocamento de cavados e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, fatores que favorecem a formação de instabilidades no Estado.
Temperaturas previstas
Para o fim de semana, são previstas:
- Região sul e sudeste: mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 31°C e 34°C.
- Região sudoeste e pantaneira: mínimas de 23°C e máximas de 34°C.
- Região do bolsão, leste e norte: mínimas de 22°C e máximas de 37°C.
- Campo Grande: temperaturas entre 22°C e 32°C.
Os ventos predominam do quadrante norte, com velocidades de 60 km/h, podendo haver rajadas superiores a esse valor em pontos isolados.
Além de Mato Grosso do Sul, a frente fria também deve impactar outras regiões do país. O fenômeno climático atingirá o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, o oeste e sul de Mato Grosso do Sul, além de áreas do sul de Mato Grosso. A expectativa é de temperaturas mais baixas e tempo instável em várias localidades.
Fonte: Enfoque MS