Empresas voltaram a notificar o recebimento de falsas mensagens atribuídas ao Procon-MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor). Por isso, o secretário-executivo do Procon-MS, Angelo Motti, reforça o alerta para que seja feita a checagem dos dados do remetente e que os casos sejam denunciados por meio de seus canais oficiais.
O modelo das comunicações é semelhante ao adotado nos meses de junho e julho deste ano, em que a falsa notificação informa abertura de reclamação de um consumidor, com link para que sejam visualizados os detalhes do processo. O conteúdo, no entanto, é malicioso.
Dessa forma, o Procon-MS orienta para que as mensagens enviadas por e-mail ou WhatsApp não sejam abertas. Isso ao considerar que as verdadeiras reclamações são oriundas dos canais oficiais e institucionais, com e-mails utilizando o domínio “@procon.ms.gov.br”.
Observa-se que esse golpe tem sido aplicado em âmbito nacional envolvendo outros Procons, sendo necessário redobrar a atenção e denunciar o recebimento deste tipo de mensagem para cartorio@procon.ms.gov.br. No caso de dúvidas, está disponível também o telefone (67) 3316-9800.
Redação





