Mais de 60 profissionais da educação foram homenageados com a Medalha Legislativa “Marisa Serrano” do Mérito Educativo Campo-grandense, na noite de quarta-feira (18). Na Sessão Solene proposta pelo vereador Valdir Gomes, os vereadores da Capital fizeram a entrega da medalha que leva o nome da ex-senadora da República, conselheira aposentada do Tribunal de Contas de MS, professora Marisa Joaquina Monteiro Serrano.

“Voltar a essa Casa, que estive como vereadora em 1977, é um orgulho. Agradeço por terem lembrado do meu nome para simbolizar tudo aquilo que os professores representam. Hoje, a tarefa dos professores é muito mais difícil do que foi na minha época. Os pais delegaram muito à escola a educação dos filhos. Me orgulho muito de vocês, pois sei o quanto é difícil a tarefa de educar nossas crianças. E lembrando que todas as outras profissões só existem porque o professor ensinou”, discursou Marisa Serrano.
O secretário Estadual de Educação, Hélio Daher, elogiou a iniciativa da Câmara na valorização da educação. “Tive a honra de receber duas honrarias por esta Casa, em 2001 e 2012. É uma Casa que tem a tradição de valorizar a educação. São poucas as instituições que se lembram de premiar aqueles que deveriam ser lembrados mais vezes. Precisamos não apenas homenagear, mas lutar muito para dar condições de trabalho. Não podemos esquecer disso”.

Ao MS DELAS, Hélio Daher também destacou a importância que representa Marisa Serrano para a educação do Estado. “A professora Marisa Serrano é um grande símbolo não só da educação mas também das mulheres, chegou a construir uma carreira política numa época em que a mulher não tinha espaço, e sendo professora. Então para nós é uma grande representação, uma honra poder homenagear os professores e professoras com a medalha que leva o nome daquela, que talvez, seja a educadora mais conhecida e mais respeitada de Mato Grosso do Sul”, concluiu.
Para o secretário Municipal de Educação, Lucas Bittencourt, a educação é a base de tudo. “Ela é preditora para o sucesso de qualquer sociedade. Não falamos em desenvolvimento sem o trabalho em cima de competências e habilidades. Se não falo disso, não posso falar de educação. Ela é preditora para o sucesso de qualquer cidade”, pontuou o secretário que também fez questão de falar ao MS DELAS sobre o que representa a professora Marisa Serrano para a educação no Estado.

“É uma congratulação. A gente observa que pessoas como ela (Marisa Serrano), fizeram a diferença para que a educação pudesse continuar pujante como é hoje, Temos desafios, mas precisamos avançar, senão fosse pessoas como ela, não estaríamos aqui. Então fica a nossa congratulação, a nossa felicitação por esse dia tão especial”, finalizou Lucas Bitencourt.

Diversas autoridades, educadores, vereadores, secretários, prestigiaram o evento, como o secretário da Setescc, professor Marcelo Miranda, que também é amigo pessoal da professora Marisa Serrano.
A honraria foi criada pelas resoluções 1.098/2009, de autoria do então vereador Cristóvão Silveira, e 1.302/2019, de autoria do então vereador Prof. João Rocha. A Medalha é outorgada, anualmente, aos profissionais da educação básica e do ensino superior, público e privado, do município de Campo Grande que tenham se destacado na sua área de atuação, seja na sala de aula, na gestão, no planejamento, na inspeção, na supervisão ou na orientação educacional.

A sessão foi proposta pelo vereador Valdir Gomes, que falou de sua luta contra as injustiças na área. “Eu defendo as injustiças de diretores que são tirados por política. Temos homenageados que tive que ir no prefeito enfrentar para voltar ao cargo. Temos que valorizar a educação, sim. Não existe médico ou engenheiro se não tiver o professor para fazer que eles cheguem a esses cargos”, discursou.






Os homenageados
*Ademir Santana – Luiz André de Carvalho Macena e Jucelino Acosta;
*Ayrton Araújo – Maria Ilsa da Silva Ferreira e Arislayne de Oliveira Fialho Amarilha;
*Betinho – Wendel de Lima Cedrão e Ana Claudia Rodrigues Maisse;
*Beto Avelar – Herica Sabrina de Jesus Cunha;
*Carlos Augusto Borges – Adriana Lima Cedrão, Ercinda Silva de Avelar e Rúbia Renata Marques;
*Claudinho Serra – Cleuse Marlei Sguissardi da Roza Calves e Andressa Elvira Matias Coelho;
*Clodoilson Pires – Marajoara Mendonça Duarte e Clarice de Oliveira Cassol Miranda;
*Coronel Villasanti – Ronaldo Furtado Borges Filho e Max William da Silva;
*Delei Pinheiro – Josiane de Jesus Reis de Freitas e Celeide Alves Gonçalves;
*Dr. Jamal – Paula Martins Ribeiro e Edivaldo Luís Camargo;
*Dr. Loester – Ariane Meneghetti de Freitas e Silmara Saldanha Braga;
*Dr. Victor Rocha – Glaucia Vieira Pires de Oliveira e Jetiane Silva Padilha Benevides;
*Edu Miranda – Andreza Silva de Araújo e Ingrid Lassen Brazuna;
*Gilmar da Cruz – Fátima de Oliveira Pereira e Gisele Ximenes da Fonseca Lima;
*Junior Coringa – Ilza Maria Lescano de Jesus e Rosildo Gomes Barcellos Junior;
*Luiza Ribeiro – Ana Maria Gomes e Fernanda Gomes Serafim;
*Otávio Trad – Maira Nunes Farias Portugal e Ana Claudia Mendes Saliba;
*Papy – Terezinha Esposito e Solange Aparecida Angelo Paschoarello;
*Paulo Lands – Kely Fabricia Pereira Nogueira e Breno Moreira Ingrahan de Holland Santos;
*Professor Juari – Daniela Richter Kanitz, Alessandra Ferreira Beker Daher e Karina Luiz Pereira Quaini;
*Professor Riverton – Claudinete Felex da Rocha e Fúlvio Souza de Souza;
*Ronilço Guerreiro – Roseli Rodrigues de Almeida Braga e Maria de Lourdes da Silva de Oliveira;
*Silvio Pitu – Danieli Fernanda Zampieri e Rosemeire Oliveira de Rezende;
*Tabosa – Fadul Rodrigues da Cruz Junior, Rosyanni Nogueira Tabosa Ibrahim e Laercio Alves de Carvalho;
*Tiago Vargas – Francisley Galdino da Silva e Guilhermina Godoy Miranda de Matos;
*William Maksoud – Silvia Lucia Simiano da Silva, Leonor Trava Munhoz e Paulo Henrique Costa Ramos;
*Zé Da Farmácia – Karina Frazeto da Silva e Ronaldo Francisco Pajeu;
*Valdir Gomes – Osmarina Souza Aragão, Solange da Silva Haak, Amelia Rodrigues de Lima e Lucelia Aparecida Rodrigues Gonçalves.
Olga Cruz





