O programa de sucesso do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul “TCE na Medida”, ultrapassou o limite regional e virou referência para outros Tribunais de Contas do País. O projeto foi apresentado pelas servidoras do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Elaine Góis – diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas – e Tatiana Bazan – gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, durante a 3ª edição do Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Fortaleza (CE).
Para Elaine Góis, o compromisso do TCE-MS em promover um ambiente de trabalho saudável, valorizando o bem-estar dos seus colaboradores tem-se refletido em práticas inovadoras no setor público, e o incentivo à saúde, na integração entre o ‘TCE família’ e a promoção de um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos servidores tem sido fundamental para projetar a Corte de Contas do MS como referência de boas práticas.
“O 14º Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil realizado durante o congresso, foi muito positivo e proveitoso. Com alegria e orgulho, pudemos ouvir de outros colegas que as ações promovidas no ano de 2023 aqui no nosso Tribunal estão entre as melhores boas práticas já apresentadas nesse tipo de encontro. O conselheiro Jerson Domingos reforçou o compromisso da instituição com o bem-estar de seus servidores, e para 2024, vamos procurar aperfeiçoar o que já implementamos e trazer inovações para que nossos servidores se sintam cada vez mais acolhidos, integrados, saudáveis e felizes”, explicou a diretora da SGP.
A gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, Tatiana Bazan, destacou que foi uma honra poder apresentar o projeto de boas práticas desenvolvido pelo TCE-MS. “A nossa abordagem inovadora, destacando o programa TCE na Medida, cativou a audiência, gerando um feedback extremamente positivo. As pessoas demonstraram um forte interesse na implementação prática do programa, tornando-o um ponto focal de discussão único e valioso no evento. Foi uma experiência enriquecedora, divergindo positivamente do que foi apresentado durante o congresso, e estamos entusiasmados com o impacto positivo gerado”.
TCE na Medida 2023
Com o tema “A Jornada para sua melhor versão”, o programa teve a duração de três meses. Durante 90 dias os servidores foram acompanhados de perto, por nutricionista que elaborou um plano de alimentação saudável, de acordo com a necessidade e especificidade de cada participante, e também por um fisioterapeuta e profissional de educação física, que teve como missão criar grupos de incentivo entre os servidores para a prática de caminhadas, corridas, pilates e musculação.
Outra novidade do programa, foram as aulas de dança do ventre ministradas para um grupo de servidoras do TCE-MS. As aulas foram gratuitas, duas vezes na semana, e ocorreram em uma sala nas dependências do próprio TCE-MS, logo após o expediente de trabalho normal.
Após os três meses do início do programa, o “TCE na Medida 2023” encerrou com uma programação especial, no dia 24 de outubro. Quase 200 servidores aderiram ao programa e puderam ser acompanhados de perto pelos especialistas parceiros do projeto, superando as expectativas. O TCE na Medida premiou os 5 primeiros colocados nas categorias masculino e feminino.
Olga Cruz