Especialistas acreditam que uma migração grande, más condições climáticas e a falta de características “amigáveis aos pássaros” em edifícios são as possíveis causas para explicar as mortes dos pássaros.
Aproximadamente 960 pássaros mortos foram recolhidos no McCormick Place Lakeside Center.
Ativistas têm pedido para que os edifícios desliguem luzes brilhantes, que podem desorientar os pássaros.
Os pássaros foram coletados por cientistas e voluntários no próximo Field Museum, que monitora o McCormick Place, o maior centro de convenções da América do Norte, em busca de aves mortas ou feridas.
Um dos ecologistas de conservação do museu, Douglas Stotz, disse à National Public Radio que “em uma noite, tivemos uma quantidade de mortes equivalente a um ano”.
O Sr. Stotz acrescentou que entre 1.000 e 2.000 pássaros morrem após colidir com o McCormick Place a cada ano.
Annette Prince, diretora do Chicago Bird Collision Monitors, disse à estação de rádio local WGN que o grupo encontrou de 700 a 800 pássaros em uma única milha quadrada que monitora.
A Sra. Prince descreveu o número de pássaros mortos como um “acontecimento muito incomum e trágico”.
Em uma declaração postada no Instagram, o McCormick Place reconheceu que um “número extremamente grande” de aves migratórias morreu “devido a condições climáticas incomuns” e “confusão avícola” causada por luzes.
Normalmente, as luzes no McCormick Place são desligadas à noite, mas foram mantidas acesas para um evento no local.
“O bem-estar das aves migratórias é de grande importância para nós, e estamos verdadeiramente entristecidos com o incidente”, acrescentou a declaração.
Anteriormente, o maior número diário de aves mortas recuperadas no centro era entre 200 e 300 pássaros, disse ele.
Especialistas acreditam que um número anormalmente grande de pássaros estava voando em torno de Chicago e outras partes do Condado de Cook na última quarta-feira, aproveitando as baixas temperaturas e ventos favoráveis.
O Birdcast, um projeto de rastreamento de três universidades dos EUA, estimou que quase 1,5 milhão de pássaros estavam voando sobre o Condado de Cook na noite de 5 de outubro, quando as mortes no McCormick Place ocorreram.
No mesmo período, uma tempestade passou sobre a cidade, forçando muitos pássaros a descerem ao chão, onde enfrentaram um maior perigo devido a luzes e janelas.
Um estudo de 2019 do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell estimou que aproximadamente 600 milhões de pássaros morrem em colisões com edifícios nos EUA a cada ano, com Chicago, Houston e Dallas sendo as cidades mais perigosas.
BBC News





