Foto: Marcelo Victor – Arquivo Correio do Estado
O cenário político de Mato Grosso do Sul para as eleições de 2026 ganha contornos definidos com a divulgação de uma nova pesquisa! O ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) consolida sua posição como o franco favorito para ocupar uma das duas vagas em disputa para o Senado Federal, segundo levantamento do instituto Real Time Big Data em parceria com a CNN Brasil, publicado nesta segunda-feira, 1º de dezembro.
A nível de Brasil, as eleições de 2026 para o Senado Federal serão decisivas, visto que dois terços da Casa Legislativa Federal poderá ser renovada, com cada estado elegendo dois parlamentares. A performance de Azambuja, ex-tucano que agora é o presidente do Partido Liberal (PL) em Mato Grosso do Sul, reforça a tese de que sua popularidade e o seu poder de articulação política permanecem fortes no eleitorado sul-mato-grossense.
Liderança sólida em ambos os cenários
A pesquisa testou dois cenários para a disputa, e em ambos Azambuja se manteve isolado na liderança, com ampla margem sobre os demais concorrentes.
Cenário 1: Tebet na disputa
No primeiro panorama, que inclui a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), Azambuja atinge 31% das intenções de voto. A briga pela segunda vaga, no entanto, apresenta-se mais acirrada, com o ex-deputado estadual Capitão Contar (PL) em segundo, com 18%, seguido de perto pelo deputado federal Nelsinho Trad (PSD), com 16%.
A ministra Simone Tebet, um nome de projeção nacional após sua atuação no Governo Federal, aparece com 12%, enquanto a senadora Soraya Thronicke (Podemos) fecha o bloco dos mais citados com 9%.

Cenário 2: Sem Tebet e com Vander Loubet
No segundo cenário, que exclui Simone Tebet e insere o deputado federal Vander Loubet (PT), o ex-governador Azambuja amplia sua vantagem para 33%.
Neste quadro, o empate técnico pela segunda vaga se acentua entre Capitão Contar e Nelsinho Trad, ambos com 18%. A senadora Soraya Thronicke sobe para 10%, e Vander Loubet registra 6% das intenções. A ausência de Tebet demonstra que seus votos se dispersam entre os demais concorrentes.

A corrida pela 2ª vaga e influência do PL
O dado mais significativo da pesquisa, além da liderança de Azambuja, é a disputa polarizada pela segunda cadeira. O empate entre Contar (PL) e Trad (PSD) sinaliza uma intensa batalha política que deve se desenrolar ao longo de 2026. A presença de dois nomes fortes do PL nos primeiros lugares, Azambuja e Contar, indica uma possível influência da onda conservadora da Direita no Estado, alinhando-se a uma tendência observada em outras unidades da federação.
A corrida para o Senado em Mato Grosso do Sul promete ser uma das mais observadas do País, com a participação de figuras políticas de peso, como uma ministra de Estado e a senadora atual (Thronicke), ambas com experiência em disputas majoritárias.
O levantamento do Real Time Big Data foi realizado por telefone e abrangeu 1.200 entrevistas entre os dias 27 e 28 de novembro de 2025. A margem de erro estimada é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Olga Cruz
*Com informações da CNN Brasil





