Nas noites de quarta e quinta-feira (13 e 14/12), ocorre o pico dessa que é a última chuva de meteoros visível no Brasil neste ano. Geminídas – O fenômeno pode ser visto a olho nu, com mais facilidade no Norte e Nordeste, dependendo das condições climáticas da região.
Como ver?
Para assistir ao fenômeno, o ideal é estar em uma região bem escura, longe das luzes da cidade – e ter a sorte do céu estar limpo de nuvens. Deite, olhando para o céu, e dê aos seus olhos vários minutos para se acostumarem com a escuridão.
Para onde olhar?
“Basta olhar na direção da constelação de Gêmeos. Nessa época do ano essa constelação é visível na direção nordeste a partir das 22h30 ou 23h, dependendo das condições do céu e do ponto de observação”, diz Roberto Costa, professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP).
Costa orienta que a constelação de Gêmeos estará um pouco mais a leste. “Ou seja, mais para a direção em que o sol nasce”
Os especialistas frisam que há aplicativos nos quais é possível apontar o celular em direção ao céu e descobrir a direção da constelação de Gêmeos ou da chuva de meteoros em si.
*BBC





