Amanhecer em Campo Grande | (Wilmar Carrilho) – Primeira Página
A previsão do tempo para a semana promete ser de calorão e baixa umidade do ar que segue predominando em Mato Grosso do Sul. Ainda não há previsão de chuva para as cidades e o Climatempo alerta para umidade em níveis críticos.
Nesta segunda-feira (14), o Sol brilha forte desde as primeiras horas da manhã e praticamente não há nebulosidade em nenhuma região do Estado. Em Campo Grande, a máxima deve se aproximar dos 28 °C, e as temperaturas seguem elevadas, especialmente no interior. Mas o Climatempo pontua que a preocupação é com a baixa umidade relativa do ar.
Em cidades como Três Lagoas, Ponta Porã e regiões do norte e leste do Estado, a umidade relativa do ar pode cair para valores abaixo de 30%, o que já é considerado estado de atenção segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Na região de Corumbá e outras áreas do noroeste, o cenário é ainda mais grave, com índices podendo ficar abaixo de 20%, o que caracteriza estado de alerta.
Cuidados com a saúde
A umidade relativa do ar ficará cada vez mais baixa até sexta-feira (18). A situação exige cuidados redobrados com a hidratação, principalmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Além do desconforto e dos riscos à saúde, o tempo seco combinado com as temperaturas elevadas aumenta significativamente o risco de incêndios florestais, principalmente na metade oeste do Estado. O Pantanal, já bastante castigado por queimadas nos últimos anos, permanece em situação de alerta.
A população deve evitar atividades ao ar livre nos períodos mais quentes do dia, reforçar o consumo de água e evitar a prática de queimadas ou qualquer ação que possa provocar focos de incêndio.
Fonte: Primeira Página





