MS Delas

Search
Close this search box.
30°C

Sustentabilidade: TCE-MS sensibiliza servidores sobre o descarte correto do lixo

Foto: Denilson Secreta

Com o intuito de solidificar a cultura de sustentabilidade em sua sede e servir de modelo para os órgãos jurisdicionados, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul deu início a uma importante ação de sensibilização sobre o descarte correto de resíduos.

A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Gestão Sustentável em parceria com a Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e visa conscientizar servidores e colaboradores sobre o papel ativo de cada um na preservação ambiental e na otimização das práticas internas de manejo de resíduos.

Visita e Orientação Prática

A primeira etapa da mobilização, realizada nesta segunda-feira, 10 de novembro, contou com o acompanhamento do presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt, e do diretor da Gestão Sustentável, conselheiro Waldir Neves.

Ao longo da semana, a equipe da A3P – composta pelos servidores Márcia Pereira da Mata, Yasmin Mayumi Yoshimoto e Ruhan Charles Lima – realizará visitas a todos os gabinetes e setores administrativos. O foco prático será orientar sobre a utilização correta das duas lixeiras dispostas em cada ambiente: uma dedicada a materiais recicláveis e outra a não recicláveis.

O presidente Flávio Kayatt enfatizou a importância do exemplo interno: “A sustentabilidade precisa começar dentro de casa. Quando mudamos a forma como agimos no nosso ambiente de trabalho, damos um passo essencial para inspirar e orientar os nossos jurisdicionados a adotarem práticas mais responsáveis.”

Complementando, o conselheiro Waldir Neves ressaltou que a Corte está implementando transformações comportamentais: “Esta é uma ação simples, mas de grande impacto. O resultado que buscamos é a conscientização, para que cada servidor compreenda que atitudes diárias, como o descarte correto do lixo, são parte de um processo coletivo na construção de um Tribunal mais sustentável e comprometido com o meio ambiente.”

A ação está inserida no plano de trabalho da Diretoria de Gestão Sustentável, que visa consolidar a responsabilidade socioambiental no TCE-MS e difundir essas boas práticas para os órgãos fiscalizados, alinhando-se à política nacional da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Você também pode gostar...