MS Delas

Search
Close this search box.
22°C

Tempo firme, calor e baixa umidade marcam o 1° dia de agosto em MS

Foto: Olga Cruz

Nesta sexta-feira, 1º de agosto, Mato Grosso do Sul inicia o mês com tempo firme e muito seco em praticamente todas as regiões do Estado. A umidade relativa do ar segue em níveis preocupantes, especialmente nas áreas do Norte e Nordeste do Estado, onde os índices podem ficar abaixo dos 20%, o que deixa moradores em estado de alerta segundo os parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Conforme o Climatempo, em Campo Grande, os termômetros já devem marcar 33°C nesta tarde, calor que se estende também para o final de semana. As temperaturas elevadas e o céu praticamente sem nuvens serão predominantes em todo o estado, com destaque para o Norte e Nordeste, onde o calor será ainda mais acentuado.

Ainda segundo o instituto, a atuação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai influencia o tempo nas cidades do extremo sudoeste sul-mato-grossense, como Ponta Porã e região de Amambai. Nestes locais, a sexta-feira pode ser marcada por rajadas de vento entre 51 e 70 km/h, mas sem previsão de chuva.

Final de semana: Sol, calor e ar seco

O fim de semana segue sob o domínio do Sol e do calor, com pouquíssima nebulosidade e umidade do ar muito baixa, especialmente durante as tardes. Em Campo Grande, as temperaturas devem variar entre 32°C e 33°C no sábado e domingo. 

A tendência é de um final de semana típico de inverno seco no Centro-Oeste, com muito Sol e ausência de chuvas em praticamente todo o território sul-mato-grossense.

Mudança discreta no início da semana

No entanto, uma frente fria que avança pelo Sul do país poderá alterar ligeiramente esse cenário no início da próxima semana. A partir de domingo à noite, áreas do extremo sul e sudoeste do Estado poderão registrar pancadas isoladas de chuva, que devem se intensificar de forma bastante irregular na segunda-feira (05), principalmente em Campo Grande e regiões próximas.

Mesmo com essa instabilidade, as temperaturas seguirão elevadas, com apenas uma leve queda entre segunda e terça-feira, especialmente no Centro-Sul do Estado.

O Climatempo diz que as mínimas não devem cair de forma significativa e, já a partir de quarta-feira, o Sol e o calor voltam a predominar, com o ar seco ganhando novamente força, sobretudo no centro e norte do Estado.

Primeira Página

Você também pode gostar...