MS Delas

Search
Close this search box.
23°C

VIRANDO A PÁGINA

Por vezes se escuta esse conselho, vire a página, recomece, tente um novo caminho e assim por diante.

Geralmente tal conselho está ligado ao sucesso ou fracasso, mas não se trata de ter preparo ou não para ter sucesso, mas sim de conseguir fechar ciclos, aprender com os erros e seguir em frente depois de uma queda.

Mas os filósofos e estudiosos fazem algumas alertas que me permito compartilhar com vocês, apenas como reflexão, sem nenhuma intenção de dar conselhos ou definir caminhos a quem quer que seja.

Penso que temos que ter em mente que a vida é uma só e temos o comando dela, portanto, é importante saber quando parar de fazer alguma coisa e para isso pensar com seriedade na resposta à pergunta: “Por que estou fazendo isto?

Ter a capacidade e humildade de aprender com erros: nós podemos aprender observando os erros alheios, e principalmente, os nossos. Procurando tirar lição, não ficar insistindo e desperdiçando tempo, repetindo os mesmos erros sem aprender nada de novo.

Melhor e salutar é pensar em seguir em frente modificando o que está errado pois, do contrário repetirá o mesmo ciclo que já não deu certo.

Enfrentar o medo de enfrentar decisões, por mais difícil que pareçam ser, assumindo com coragem e resiliência o erro, assumindo o custo perdido para então virar a página e seguir em frente.

Algumas situações corriqueiras às quais nos deparamos a todo instante com amigos e na família, são exemplos, como nossos avós que ficam presos nas músicas de antigamente, a pessoa que busca recolocação e fica comparando o tempo todo com a última empresa, o profissional que fica lamentando pela faculdade que fez, o casado que reclama do passo que deu, e por aí vai.

Algumas pessoas ficam presas no passado, no que um dia foi bom ou no que poderia ter sido diferente, e não conseguem evoluir pois para elas o presente não é suficientemente melhor do que ontem, e o futuro é incerto.

A filosofia faz sentido, embora a maioria destas pessoas patinam sem nem mesmo saber o porquê. O problema é que não temos o futuro em mãos, por isso é instável e angustiante, e a filosofia neste caso não é suficiente para vida real.

Temos até um versículo bíblico que fala sobre isso (Provérbios 16): “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. ”

Fazemos planos e usamos a Fé de que algo vai dar certo, pois dificilmente temos garantias de que tudo dará certo. Seja fé em Deus ou no projeto, ela sempre está presente pois acreditamos numa coisa que não está materializada diante dos nossos olhos.

Acreditamos que o Sol “vai nascer” amanhã pois ele sempre faz isso, estudamos e temos provas de que a probabilidade é grande, mas a certeza mesmo só se concretiza no momento, no presente, no aqui e agora.

A gente pode aprender por observação e supor que algo vai ocorrer, mas não existem garantias de todos os detalhes do amanhã.

Você só vai saber se o amanhã será melhor, se tentar. Arrisque-se!

Isso não significa que devemos abrir mão de um planejamento, pelo contrário: ele deve ser feito, mas com uma margem de incerteza adequada para evitar angústia e ansiedade quando algo fugir do controle, porque com certeza isso vai acontecer.

Você tem que arcar com a decisão que tomou. Lembra que o não agir também é agir?

Saiba que o “ficar” tem consequências, e você é a única pessoa responsável por seus atos.

Não terminar um relacionamento, adiar uma demissão, ou um projeto traz impactos na sua vida e você precisa saber que não é honesto terceirizar esta responsabilidade.

Geralmente não se tem certeza do que poderá acontecer, e se será bom ou ruim, o que posso fazer por vezes é encerrar um ciclo e começar outro.

Para tanto é preciso coragem, e assim seguindo em frente muitas possibilidades vão se desvendando diante de nós.

Até existem alguns que chamam de Lei da Atração, que trabalharia a nosso favor, eu acredito que quando tomamos essa decisão nossos sentidos ficam mais aguçados para identificar oportunidades ainda melhores, e aos poucos aprendemos a lidar com qualquer situação e por certo ficar mais forte.

Não perca a oportunidade de começar algo novo.

Que possamos enxergar uma nova página em branco e recomeçar um novo ciclo, bom ou ruim não sabemos, mas com fé, coragem, sabedoria e gratidão a cada passo, sigamos em frente, buscando o caminho do sol, sem medo de ser feliz!

*Dra. Iacita Azamor Pionti – Advogada e Coordenadora Municipal da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande-MS

Você também pode gostar...