MS Delas

Search
Close this search box.
32°C

“Não é justo”: diz pugilista italiana ao abandonar combate após forte golpe da adversária intersexual

Podia ter sido uma estreia de sonho nos Jogos Olímpicos para a pugilista Angela Carini, mas não foi. A italiana decidiu abandonar o combate, em lágrimas, aos 46 segundos, frente à atleta argelina intersexual Imane Khelif, que tem um cromossoma masculino.


Carini, de 25 anos, sofreu o primeiro golpe de Khelif e terá fraturado o nariz. Diante ao sucedido, os juízes decidiram dar o combate por encerrado.

Quando Imane Khelif foi declarada vencedora, Angela Carini ajoelhou-se ainda no ringue e chorava compulsivamente ao mesmo tempo que afirmava: “Não é justo”.

“Tentei lutar. Queria vencer. Recebi duas pancadas no nariz e não conseguia respirar, doeu muito, procurei o meu treinador e com maturidade e coragem ele disse ‘basta’. Sempre lutei lealmente pelo meu país, mas desta vez não consegui lutar mais”, justificou a atleta italiana.

Meloni deixa uma palavra de conforto a Carini

Nas redes sociais, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, deixou uma publicação de apoio à desistência de Angela Carini, afirmando que a luta não foi justa.

“Sei que não vais desistir, Angela, e sei que um dia vais ganhar com esforço e suor que mereces. Numa competição finalmente justa”, escreveu a governante.

Quem é Imane Khelif?

Nascida em Tiaret, no noroeste da Argélia, há 25 anos, Imane Khelif está a participar pela segunda vez nos Jogos Olímpicos. Em Tóquio2020, a pugilista argelina caiu nos quartos de final frente à irlandesa Kellie Harrington.

“Não é justo”: em lágrimas, pugilista italiana abandona combate olímpico frente a atleta intersexo

Em 2022, venceu a medalha de prata nos Mundiais de Boxe, tornando-se na primeira atleta argelina a chegar à final da modalidade.

No ano seguinte, foi excluída da mesma competição, horas antes de disputar a medalha de ouro. A decisão foi tomada pela Federação Internacional de Boxe, que alegou que a atleta “não cumpria aos critérios de elegibilidade”.

Nesta semana, o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou a participação de Imane Khelif nos Jogos Olímpicos de Paris, mesmo após ter sido reprovada no teste de gênero. A argelina tinha apresentado anomalias nos níveis de testosterona.

No entanto, o COI afirma que o nível de testosterona de Khelif está dentro dos parâmetros de uma mulher.

O que significa ‘intersexo’?

‘Intersexo’ é um termo que substituiu o ‘hermafrodita’, que caiu em desuso nos dias de hoje. Refere-se a pessoas que possuem características sexuais genéticas correspondentes tanto ao sexo masculino quanto ao feminino.

As pessoas intersexuais nascem com ambos os cromossomas (XY e XX). Poderão ter órgãos genitais ambíguos e produzir hormônios masculinos e femininos.

Texto: Rafael Carvalho Ferreira- Sic Notícias

Você também pode gostar...