O Plano Municipal de Turismo é o documento que estabelece diretrizes, estratégias e ações para que seja feito um planejamento da cadeia produtiva do turismo de Campo Grande, guiando a construção de ações condizentes com a realidade institucional e empresarial dos parceiros. O termo de cooperação foi assinado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sectur e o Sebrae-MS.
No ato realizado na terça-feira (18), no estande da Prefeitura durante a 83ª Expogrande, a prefeita Adriane Lopes reiterou a importância do trabalho cooperativo, inovação e a consolidação de parcerias.
“Este estande é um espaço de negócios e destraves, desburocratizando áreas do poder público e trazendo luz para que as coisas aconteçam. Essas parcerias de cooperação são essenciais para que possamos seguir e transformar a nossa Capital em todos os setores, especialmente hoje no turismo”, pontuou.
“Hoje demos um grande passo para o turismo de Campo Grande. A atualização das ações deste Plano Municipal nos proporciona condições de prospectar o crescimento do setor, investir na diversificação das atividades, atrair novos empreendimentos e contribuir com os que já atuam na capital”, afirmou Mara Bethânia Gurgel, secretária municipal de Cultura e Turismo.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o objetivo do PMT é disponibilizar um documento prático, didático e informativo, o qual reúne os princípios orientadores para o desenvolvimento turístico no município.
O Plano atual, elaborado em 2017, tem vigência de dez anos e as atualizações são previstas para acontecerem anualmente. Sendo uma solicitação latente do trade turístico, o acordo envolve diversas instituições que compõem o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e irá nortear as ações prioritárias para o fomento do turismo da Capital, bem como fortalecer a economia local.
Rodrigo Maia, diretor superintendente do Sebrae, parabenizou a prefeitura pelo comprometimento em promover políticas públicas que valorizem diversos setores. “Somos gratos por essa parceria e afirmamos que não estamos apenas celebrando a assinatura deste documento: já estamos trabalhando na execução do mesmo. O fomento à economia criativa é de suma importância para a nossa cidade”.
Olga Mongenot