MS Delas

Search
Close this search box.
25°C

Fórum pela Paridade Institucional realiza assembleia geral com instituições parceiras

O primeiro encontro após a realização do congresso nacional, foi na manhã desta terça-feira (5), no auditório da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu), e contou com a participação de representantes de instituições que integram o Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres. 

A subsecretária da Semu e coordenadora do Fórum, Carla Stephanini, falou da importância da primeira assembleia geral pós-congresso. “Uma reunião muito positiva realizada hoje, em que pudemos avaliar que realmente conseguimos alcançar o nosso objetivo com o congresso, que era conseguir apoios e adesões importantes pela paridade de gênero nos espaços públicos e privados de poder”.

Muitos assuntos foram tratados na reunião, entre eles, a criação da Comissão Científica do Fórum, formada durante a reunião desta manhã. 

Pelo Tribunal de Contas, a conselheira substituta, Patrícia Sarmento, foi representada pela servidora Olga Cruz, que destacou o compromisso do presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, e dos demais conselheiros, com a valorização dos direitos e a participação efetiva das mulheres nos espaços de poder.

Lembrando que o TCE-MS passou a integrar o Fórum por meio do termo de adesão, assinado pela conselheira Patrícia Sarmento na abertura do 1° Congresso Nacional Mulheres pela Paridade, realizado no último dia 3 de agosto.

Novas Adesões

A Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE), representada pela procuradora-geral Ana Carolina Ali Garcia, e a Associação Nacional dos Procuradores do Estado (Anape), representada pela 1ª vice-presidente, a procuradora Fabíola Marquetti Sanches Rahim, também aderiram ao Fórum Permanente, assinando o termo de adesão.

De acordo com Carla Stephanini as reuniões do Fórum serão realizadas bimestralmente. A próxima assembleia geral ficou marcada para o mês de novembro, com data ainda a ser definida.

O Fórum

O Fórum Permanente Pela Paridade Institucional e Política das Mulheres foi constituído coletivamente, com a participação de representantes de instituições públicas, associações e organizações não-governamentais, como a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e outras instituições dedicadas à promoção da igualdade de gênero.

Olga Cruz 

Você também pode gostar...