A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, lançou na manhã desta quarta-feira (4), o calendário do mês com ações que serão desenvolvidas para a saúde da mulher. Em alusão ao Outubro Rosa, o programa vai ser realizado por meio de uma força-tarefa que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher (Semu), do Hospital do Amor e do Hospital do Câncer Alfredo Abrão.
Na solenidade realizada no Centro de Referência da Mulher, localizado no Bairro Chácara Cachoeira, a prefeita lembrou da importância de se promover a difusão de informações sobre o câncer de mama e de fortalecer as ações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, oportunizando também o acesso aos serviços e aos atendimentos.
“Este é um momento em que intensificamos nossas ações de conscientização sobre uma doença tão séria e que atinge um número expressivo de pessoas, mas quando detectada em fase inicial e tratada adequadamente, o prognóstico melhora, aumentando significativamente as chances de cura. E neste mês, nós estamos reforçando os atendimentos em nossas unidades que estão preparadas para atender a nossa população”, comenta.
Durante o discurso, Adriane Lopes anunciou a parceria com o Hospital de Amor que disponibilizará a sua Unidade Móvel (Carreta) para percorrer diversos pontos da cidade ao longo do mês ofertando gratuitamente exames de mamografia à população. O Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) também estará disponibilizando atendimento gratuito. Os exames serão ofertados entre os dias 3 e 31 do mês de outubro (*exceto feriados). Serão distribuídas 80 senhas por dia, para mulheres entre 40 a 65 anos, de segunda à sexta-feira. As mulheres interessadas já poderão ir diretamente ao Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão, na Rua Marechal Rondon, 1053, a partir das 6h, pegar uma senha e fazer no mesmo dia o exame.
“Através destas parcerias estamos potencializando os atendimentos para nossas mulheres, contribuindo para uma melhor efetividade no rastreio e tratamento destas doenças”, acrescentou.
Ao longo do mês, as 74 unidades básicas de saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos de Campo Grande estarão realizando ações com a oferta de diversos serviços e atendimentos à população, como coleta de preventivo, agendamento de mamografia, exame clínico de mamas, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consultas médicas e de enfermagem, roda de conversa, palestras de orientação sobre a importância do rastreio do câncer de mama e colo de útero, entre outros.
A programação completa com as datas e horários das ações, além dos serviços ofertados está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde, podendo ser acessado pelo endereço:https://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/downloads/outubro-rosa-programacao-unidades-de-saude-2023/.
Além das ações, será realizado o trabalho de busca ativa das mulheres na faixa etária indicada para rastreio. Para o rastreio do preventivo a faixa etária de rastreio é de 25 a 64 anos e de mamografia de 50 a 69 anos. Neste período, a Secretaria estará realizando a mamografia a partir dos 40 anos.
Por mês, a Sesau oferta 9 mil vagas de preventivo, seja por demanda espontânea ou por agendamento na própria unidade de saúde. A Sesau disponibiliza ainda um sistema para agendamento do preventivo online, onde é possível ter acesso às datas e horários disponíveis nas unidades para realização do exame.
Para agendar o exame preventivo, a paciente deverá acessar o link http://agendeseupreventivo.campogrande.ms.gov.br/disponível no site oficial da Secretaria. Basta preencher o cadastro e buscar a data, horário e local desejado para fazer a coleta.
Já o agendamento da mamografia é realizado na própria unidade. Por mês são ofertadas em média 2 mil vagas de mamografia. A faixa etária de rastreio do câncer de mama pelo INCA é de 50 a 69 anos. No entanto, em Campo Grande, a faixa etária é de 40 a 69 anos, possibilitando assim que pacientes mais jovens tenham acesso ao atendimento.
De janeiro a julho deste ano, foram realizadas 20.173 coletas de preventivo e 7 mil mamografias na faixa etária de 50 a 69 anos e 4.200 mamografias na faixa etária de 40 a 49 anos em Campo Grande. Hospital fará gratuitamente Mamografias durante o mês em prevenção ao câncer de mama.
Confira no link o vídeo https://www.instagram.com/reel/Cx-_U-xLGjW/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Olga Cruz