O ex-governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), está em Corumbá desde a última quinta-feira, 15 de maio, cumprindo uma extensa agenda política e cultural. A visita também vem de encontro com a realização do 18º Festival América do Sul (FAS), que movimenta o Porto Geral da cidade com uma programação que celebra a diversidade cultural do continente.


Animado com a abertura do evento, Azambuja destacou a importância do FAS como vetor de integração entre os países sul-americanos e estímulo à economia local. “A iniciativa fomenta a economia local e promove a integração cultural entre os países do continente”, destacou.



O festival, que se estende até o próximo domingo, 18 de maio, conta com apresentações de grandes nomes da música nacional e internacional, como Alcione, Pixote, Xamã, Duduca & Dalvan, e os cubanos do Buena Vista Social Club.
Durante sua estadia na Cidade Branca, o ex-governador também visitou o Instituto Moinho Cultural, referência em inclusão social por meio da arte e educação. “Sempre que visito o Instituto Moinho Cultural de Corumbá saio animado com o poder da solidariedade e do acolhimento que abençoa e transforma vidas”.
A instituição oferece aulas de música, dança, tecnologia, idiomas, educação ambiental e patrimonial a cerca de 400 crianças e adolescentes – 360 delas de Corumbá e Ladário, e 40 das cidades bolivianas de Puerto Suárez e Puerto Quijarro.



A visita de Azambuja também incluiu um encontro com o prefeito de Corumbá, Gabriel de Oliveira, e sua equipe, com quem discutiu temas administrativos e perspectivas futuras para a região.
“Estamos em Corumbá conversando com o prefeito e sua equipe, trocando experiências administrativas e falando bastante de futuro. Falamos bastante de gestão, de planejamento, das prioridades de Corumbá. Meio ambiente, desenvolvimento, oportunidades, a Nova Lei do Pantanal e fiquei muito feliz com a receptividade do prefeito Gabriel e de sua equipe. E saio daqui, como porta-voz, que eu não tenho dúvidas, é o governador Eduardo Riedel que no sábado vai estar aqui também, vai ajudar o sonho de vocês (prefeito e equipe de administração) a ser uma realidade”, ressaltou o ex-governador.
O ex-governador ainda recordou importantes ações realizadas durante sua gestão no Governo de Mato Grosso do Sul, como a reativação da mineração, a entrega do Pronto Socorro e da ampliação da Santa Casa de Corumbá, além do lançamento de obras de infraestrutura no Pantanal para facilitar o escoamento da produção regional.
“Assim como eu fiz. O Ilumina Pantanal, estradas, desenvolvimento, casas, recapeamentos, Pronto Socorro, o governador Eduardo Riedel vai também atender aquilo é prioridade dos corumbaenses”, declarou Azambuja.
Em Corumbá, o deputado federal Beto Pereira e o deputado estadual, Paulo Duarte, também acompanharam Reinaldo Azambuja nas visitas na Cidade Branca.
Na ocasião, eles foram recepcionadis também pelo secretário da Setesc, Professor Marcelo Miranda.
A presença de Reinaldo Azambuja no município reforça o seu vínculo com Corumbá e destaca o papel da cidade como polo cultural e estratégico no desenvolvimento do Estado.
Olga Cruz