MS Delas

Search
Close this search box.
26°C

Corguinho avança com obras de infraestrutura em toda a cidade

Distante a 99 km da Capital, há poucos meses, o município de Corguinho passa por uma revitalização com obras que vão melhorar significativamente a infraestrutura da cidade.

Mesmo com o atraso em razão do período das densas chuvas, reformas em praças como a Teóphilo Massi, a pavimentação da Rua Paraná e a manutenção do trecho da região do Taboco, conhecida como dos Padilha, continuam a todo vapor.  

De acordo com informações postadas pela Prefeitura em seu site, a rede de drenagem de águas pluviais já está quase pronta e em breve o asfalto chegará à rua Paraná. 

A prefeitura lembra que as obras de pavimentação da Rua Paraná estão sendo feitas com a ajuda da emenda federal destinada pelo senador Nelsinho Trad e contrapartida do município. Já a reforma da Praça Teóphilo Massi está sendo realizada com recurso próprio do município.

+ obras 

Segundo a prefeitura, mais obras estão por vir. “Em dezembro de 2022 trabalhamos até o último minuto e as conquistas não pararam, recebemos do senador Nelsinho um montante de recurso no total de 5.365.000.00. Sendo 2.865.000.00 para atender obras de cascalhamento do trecho que liga Corguinho ao Baianópolis e 2.500.000.00 para atender o município em rede de esgoto.

A cidade

Destino de grupos de motociclistas, Corguinho é parada obrigatória pelos famosos risoles de tradicionais lanchonetes que já são o point da cidade.  O nome do município faz referência ao Ribeirão Corguinho, recurso hídrico que passa por dentro da cidade e deságua no Rio Aquidauana, povoado pelos garimpeiros dando origem à área urbana.

Tendo uma população estimada pelo IBGE em 5.513 habitantes no ano de 2015, curiosamente, Corguinho não tem comunidades indígenas, sendo integrada por imigrantes e pela comunidade quilombola do distrito de Furnas da Boa Sorte. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no ano de 2010 (mais atualizado) é de 0,671. O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida que avalia o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Quanto mais próximo a 1, melhor é o IDH.

Com pouca população e vasta área territorial, o município enfrenta dificuldades para suprir as questões sociais emergentes. Por não possuir infraestrutura como fornecimento adequado de energia, o município não comporta a instalação de empresas de médio e grande porte, dificultando a geração de emprego na região.

O comércio conta com pequenos mercados, lanchonetes, restaurante, pousada, pequenas farmácias, lojas, uma agência de Correio (correspondente do Banco do Brasil para saques e depósitos), uma agência do Banco Sincred, uma lotérica (correspondente da Caixa Econômica Federal), um terminal do banco Bradesco e o único Terminal Rodoviário da região.

Órgão públicos que integram a administração local, conta com a Praça Matriz e Praça da Felicidade, a Biblioteca Municipal (com internet gratuita e computadores para uso dos cidadãos), três escolas municipais (Escola Arco Íris, Frei Otávio e Francisco Nogueira), Escola Estadual José Alves Quito e uma APAE, Posto de Saúde (com atendimento para urgências e emergências 24h), Unidade mista de Saúde, posto da Polícia Civil e posto da Polícia Militar, Detran, Centro de Referência de Assistência Social e Pró-Infância, Cartório, Conselho Tutelar, Junta de serviço Militar, Defesa Civil, Cemitério Municipal, Serviço de Saneamento (SAAE), Ginásio de Esporte, Mercado do Produtor, IAGRO, AGENFA, AGRAER, Balneário municipal e muitos outros.

Religiosamente é possível encontrar locais de cultos evangélicos, igrejas católicas e centros de religiões afrodescendentes. O padroeiro oficial do Município é o “Senhor Bom Jesus da Lapa”, com festa grandiosa realizada na primeira semana de agosto, envolvendo toda região.

Turismo científico e de aventura são muito comuns na Região e, no mês de Outubro de 2015, foram instituídos os Conselhos Municipais de Meio Ambiente e Turismo, que terão a responsabilidade de mediar a construção e o desenvolvimento do setor. Envolta por muitos mistérios, Corguinho tem cavernas com pinturas rupestres e sítios arqueológicos ainda não estudados além do maior centro de estudos ufológicos do mundo. (Informações disponibilizadas no portal da Prefeitura de Corguinho). 

Redação

Você também pode gostar...

+

Notícias