Na manhã desta segunda-feira (27), o governador Eduardo Riedel, acompanhado do vice-governador Barbosinha, chegou ao Campus da UEMS em Dourados a bordo do ônibus que foi uma das entregas feitas à instituição. Ele participou da abertura oficial das comemorações aos 30 anos que a Universidade Estadual completa no fim deste ano, em 20 de dezembro de 2023. A celebração antecipada é em razão dos investimentos e entregas feitas pelo Governo do Estado no evento, destinadas a área da Educação.
Ele foi recebido pelo reitor, Laércio Alves de Carvalho, e por uma multidão que o aguardava.
“A semana de trabalho começou em Dourados, e eu cheguei de ‘busão da UEMS’ para mais uma importante entrega na área da educação”, publicou Eduardo Riedel em suas redes sociais.
O governador ressaltou que quem o conhece ou o acompanha pelos meios de comunicação, sabe que ele já foi professor universitário, e que sua ‘paixão e o entusiasmo pela ciência, inovação e tecnologia é eterna’.
“Por isso, além de entregar para a comunidade acadêmica 2 vans e 2 ônibus que vão auxiliar diretamente no deslocamento dos discentes, conseguimos equiparar as bolsas e os auxílios acadêmicos da UEMS, com os valores da CAPES, CNPQ e FUNDECT, da graduação ao pós-doutorado, além de entregar o cartão ACELERA UEMS – programa que apoia projetos de pesquisa e inovação”.
30 ANOS – Construída na gestão do então governador de MS, o engenheiro Pedro Pedrossian, a UEMS foi criada por meio da lei 1461/1993 pelo poder executivo, instituindo a Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado DOE/MS 3.691 no dia 21 de dezembro de 1993.
O evento desta manhã, contou com a presença de diversas autoridades políticas, além de representantes interinstitucionais.
Para o governador, “a UEMS é prioridade na estratégia educacional do Estado; ela tem papel importantíssimo como um dos melhores e mais bem avaliados polos de formação superior do Centro-Oeste, e contribui decisivamente para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul”, afirmou Eduardo Riedel.
“Uma honra para todo sul-mato-grossense comemorar 30 anos de UEMS, uma universidade criada em 1993 com a meta de interiorizar o ensino superior em Mato Grosso do Sul. Esta missão vem sendo cumprida em mais de 28 municípios e atendendo as demandas da população com a formação de profissionais em todas as áreas do conhecimento”, declarou o reitor Laércio Alves de Carvalho.
Olga Mongenot