O Emprega Mulher é um evento oferecido gratuitamente e será realizado no Centro Comunitário do bairro Coophavilla II. Tem como objetivo ajudar mulheres que buscam uma vaga no mercado de trabalho ou que querem formalizar seu próprio negócio. A ação é uma iniciativa do Sebrae-MS, Governo do Estado, por meio da Fundação do Trabalho (Funtrab) e Associação de Mulheres de Negócios de Campo Grande (BPW), com apoio do Sistema Fecomércio, via Sesc e Senac. A abertura será quarta-feira, 15 de março, às 8h30, com a presença de autoridades.
O Emprega Mulher será realizado nos dias 15 e 16 de março, das 9h às 11h e 13h às 17h. A programação foi pensada visando preparar mulheres para acessar o mercado de trabalho por meio de capacitações, oficinas e auxílio na elaboração de currículos.
Segundo a diretora-técnica do Sebrae-MS, Sandra Amarilha, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o evento vem para empoderar e apoiar este público na Capital, visando a sua independência financeira, seja por meio do emprego formal ou pela via do empreendedorismo.
“Nós estamos criando uma oportunidade para aquelas mulheres que têm interesse em entrar no mercado de trabalho ou empreender. Entendemos que a mulher é a protagonista do seu futuro, então, iremos prepará-la e as empresas, por sua vez, terão acesso a uma fatia de candidatas que, de repente, não tinham acesso a essas vagas. Nós estaremos, então, proporcionando o encontro da oferta com a demanda, organizando a procura para que essas candidatas em potencial tenham realmente meios de encontrar esse trabalho. Isso é fundamental para a independência financeira desta mulher”, destacou.
Segundo o diretor-presidente da Funtrab, Marco Aurélio Santullo, a parceria visa justamente melhorar o cenário de trabalho do estado. “Estamos imbuídos em proporcionar aos cidadãos sul-mato-grossenses, uma política de melhoria de qualidade de vida à nossa população. A Funtrab tem papel fundamental que converge justamente na capacitação e principalmente no direcionamento dos cidadãos ao mercado de trabalho”.
A presidente da BPW, Eliene Amorin, enfatiza que o Emprega Mulher também levará capacitações que irão contribuir para a jornada profissional das participantes. “Acreditamos que a união de esforços entre as entidades envolvidas na realização deste evento oportunizará a aquisição de conhecimentos relevantes para as mulheres cujo grande desafio é ingressar ou conquistar uma recolocação no mercado de trabalho. Em Campo Grande, serão dois dias com uma programação que visa contribuir com a questão da empregabilidade e geração de renda para as mulheres. Estamos confiantes que o evento Emprega Mulher irá contribuir significativamente para o futuro profissional de todas as participantes”.
Olga Mongenot