A campanha lançada nesta quarta-feira (12), vai arrecadar cobertores e outros itens de inverno novos ou usados que estejam em bom estado de conservação e que serão doados para mais de 200 entidades beneficentes e organizações não-governamentais em Mato Grosso do Sul.
“Cada secretaria terá um ponto para coleta e uma pessoa responsável por acompanhar, incentivar e ser um multiplicador. Pensamos nesta campanha com o apoio do Instituto Amigos do Coração, que faz um trabalho importante há muito tempo, com este olhar de empatia com o próximo, para com as pessoas que precisam”, explicou a primeira-dama Mônica Riedel.
A ação é organizada pela Secretaria de Estado de Administração (SAD) e tem eixo nas doações realizadas pelos servidores públicos do Estado. Toda sociedade pode participar.
“O foco da campanha não é o número de arrecadação, mas sim o fomento da solidariedade e o engajamento dos nossos servidores. A campanha é pensada para que o servidor se sinta parte do processo. A missão do servidor é servir e esta ação é uma forma de mostrar para a sociedade como podemos ajudar. Somos mais de 80 mil servidores, se cada um conseguir doar uma peça, vamos beneficiar muitas pessoas”, afirmou a secretária da SAD, Ana Carolina Nardes.
O Instituto Amigos do Coração, uma das entidades que serão beneficiadas com os agasalhos arrecadados na campanha, é responsável por receber e fazer a triagem das doações. “Atuamos há onze anos em comunidades indígenas em vulnerabilidade. Temos 300 voluntários trabalhando e agora junto ao Estado, teremos ainda mais força. Nosso papel será de receber o que for doado, triar, separar e distribuir para as instituições. Estamos sendo um braço para apoiar a ação”, explicou o presidente do instituto, Estevão Molica.
Todas as secretarias, autarquias e fundações estaduais, vão receber as caixas de arrecadação das peças. Podem ser doados cobertores, agasalhos, luvas, cachecóis, camisas, meias e sapatos, até o dia 12 de junho.
Outra ONG que será beneficiada pela campanha é a Maná do Céu, criada há 13 anos, atende 120 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, moradores da região do Jardim Canguru. As crianças são atendidas no contraturno escolar com aulas de musicalização, dança, direitos humanos, cidadania e ações para o fortalecimento do vínculo com a família.
“Atendemos crianças em vulnerabilidade social e quando chega o inverno, muitos não têm agasalho e cobertor. Esse tipo de doação nos deixa muito felizes, vai mudar a realidade das crianças”, explicou a coordenadora pedagógica do Instituto Maná do Céu, Joana Gomes.
As instituições filantrópicas que desejam receber as doações, devem formalizar o pedido via ofício para a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), pelo e-mail: seuabracoaquece@sad.ms.gov.br
Olga Mongenot