De acordo com dados da Guarda Civil Metropolitana, entre os dias 31 de março e 9 de abril, cerca de 108 mil pessoas visitaram a Cidade da Páscoa durante as festividades da Semana Santa. Somente no último domingo, 9 de abril, o local nos altos da Avenida Afonso Pena recebeu mais de 30 mil visitantes para o encerramento das atividades da primeira edição do evento que passa a fazer parte do calendário de Campo Grande.
O espaço conhecido pela realização das comemorações natalinas, contou com 10 dias de programação com oficinas, espetáculos teatrais, shows musicais, muita diversão e interatividade, e encantou a população campo-grandense.
De acordo com a prefeita Adriane Lopes, as atividades no local não vão parar por aí. Ela afirmou que outros eventos populares também vão acontecer no local. “Pela primeira vez realizamos essa celebração na cidade, que não é mais só do Natal, ela é nossa e permanente, então, teremos eventos durante todo o ano, será uma cidade permanente de eventos”.
Com foco na sustentabilidade, o projeto de decoração da Cidade da Páscoa foi feito priorizando a utilização de materiais reaproveitados, ideia elogiada e aprovada pelo armador de construção civil, Davi de Santana. “A prefeitura está de parabéns. Além da economia, demonstrando responsabilidade e planejamento, ainda contribui com o meio ambiente, produzindo menos resíduos, sem que isso signifique prejuízo, no sentido de ficar menos bonito. Tá tudo muito legal”.
Economia
A Páscoa da Família também mostrou sua importância do ponto de vista econômico, criando oportunidades de negócios e geração de renda para comerciantes como Edson de Araújo Gomes, que há cinco anos tem um trailer e vende crepes. “O balanço é super positivo. Estou muito satisfeito com os resultados das vendas durante esses dez dias”, comemorou.
Diariamente, uma média de 130 ovos foram pintados nas oficinas e ao longo de toda a programação, quase 600 crianças passaram pelo estande da pintura facial e mil participaram das dinâmicas de caça aos ovos. As oficinas de fabricação e pintura de ovos, oferecidas em parceria com o Senai MS, foram realizadas em nove dos dez dias de atividades e duzentas pessoas foram atendidas, nas turmas adulto e kids.
“Os participantes puderam aprender toda a técnica aplicada na produção dos ovos de chocolate. Para as crianças, a metodologia é adaptada de modo que, consigam produzir, decorar e embalar os ovos confeccionados por eles, já para a turma adulta, o conteúdo ministrado contempla também temas como precificação e empreendedorismo, uma vez que, muitos buscam na atividade uma maneira de gerar renda”, explicou a professora Miriam Freitas, responsável pelas aulas.
Samuel Souza, de 9 anos, foi um dos participantes. Ele contou que se inscreveu pois queria conhecer o processo de fabricação dos ovos de chocolate. “Eu queria aprender a fazer. A professora me ajudou com tudo. Fiquei muito feliz com o resultado”, festejou o menino.
Encerramento
Numa noite de céu limpo e temperatura amena, na noite de domingo todos aguardavam pela atração principal – o show do cantor gospel Fernandinho. O casal Ronaldo e Daiane, empresários do ramo da panificação, confidenciou a alegria de poder aproveitar o momento em família. “Iniciativa fantástica. Minha esposa e eu viemos para visitar e assistir ao show. O público cristão responde por uma grande parcela da nossa população e, através de eventos como este, nos sentimos representados”, explicou ele.
“O show foi maravilhoso, a prefeitura acertou em cheio na escolha do Fernandinho (para fechar a noite). É o primeiro ano que acontece a Páscoa da Família, mas já estamos à espera da próxima edição”, comentou a copeira Márcia Regina Dias.
A Cidade da Páscoa foi realizada pela Prefeitura de Campo Grande, com promoção da Famasul/Senar, Senai, Sesc e Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania; conta com o patrocínio do Comper, Fort Atacadista e FIEMS; apoio da TV Morena, UCDB, Abrasel e Produserv.
Olga Mongenot