Neste sábado, dentro do Drive Thru da Reciclagem, a partir das 10h00 da manhã nos altos da Avenida Afonso Pena, realizamos o momento pela paz.
Tanto se fala em violência e sua banalização nos dias atuais que é de grande importância essa reflexão dentro de um evento sobre sustentabilidade e mudanças de comportamento.
Dentre essas reflexões é oportuno pensar sobre o mundo, a humanidade e seu caminho.
Quando se vê a Amazônia, o pulmão do mundo, sofrendo com os desmatamentos desenfreados, uma seca nos afluentes do maior rio de água doce das Américas sem precedentes, em contrapartida a enchentes no nordeste e em regiões do Sul, muito superiores ao que por vezes tem ocorrido.
Terremotos que dizimaram parte do Marrocos, da Colômbia e Paquistão.
Me recordo que ainda no colégio fazia pesquisas sobre as mudanças climáticas e que estavam já acontecendo por excesso de poluição, desmatamento e outras ações humanas que agridem a natureza.
E o que foi realizado até agora – a reunião global quecriou a agenda 20/30 com metas distantes e que os países mais desenvolvidos pouco têm se preocupado em cumprir, preferindo buscar água em outros planetas distantes.
Para piorar nos deparamos com a violência desmedida contra crianças, mulheres, nas famílias, no trânsito e o que dizer da discriminação, racismo, misoginia, bem como, guerras motivadas por discriminação religiosa e disputa de poder.
Meu Deus, o que está acontecendo com a humanidade?
Precisamos muito mudar os paradigmas:
Generosidade todo dia! Justiça todo dia!
Compreensão todo dia!
Respeito todo dia!
Amor todo dia!
Ações positivas todo dia!
Praticar o bem todo dia!
Amor à vida e aos animais todo dia!
Fraternidade sem distinção de qualquer tipo!
É a partir dessas atitudes que nasce a esperança, nasce a alegria, nasce a paz.
Vamos juntos, em frente, no caminho do Sol, na busca da paz todo dia, sem medo de ser feliz!
Dra. Iacita Azamor Pionti
Advogada e Coordenadora Municipal da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande-MS

