Foto: Divulgação
Prepare o casaco e o guarda-chuva! A primeira semana de inverno começa com uma mudança brusca no tempo em Mato Grosso do Sul. A atuação de um cavado em níveis médios da atmosfera, combinada com uma área de baixa pressão no Paraguai, abriu caminho para a primeira onda de frio da nova estação, segundo a Climatempo.
O fenômeno traz um combo de temporais isolados, ventania e um declínio acentuado nas temperaturas, que deve atingir o ápice no meio da semana.
A segunda-feira (22) começou com aumento de nuvens e chuva ganhando força nas regiões sul, sudoeste e oeste do estado. Há alerta para chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento. No decorrer do dia, a instabilidade avança para as demais áreas. A massa de ar frio começa a entrar justamente por essas regiões, deixando as temperaturas mais amenas.
Em Campo Grande o sol dá lugar às nuvens e há previsão de pancadas isoladas entre o fim da manhã e a tarde. Os termômetros flutuam entre 18°C e 25°C.
Na terça-feira (23), com o avanço da massa de ar polar, o frio se consolida. O tempo continua instável, especialmente no norte, leste e interior de MS, onde a chuva pode vir acompanhada de trovoadas e temporais isolados.
Na capital o dia será cinzento e encoberto, com sensação de frio constante e chance de chuva isolada à noite. A temperatura despenca, registrando marcas entre 11°C e 17°C.
A madrugada e o amanhecer de quarta-feira (24) prometem ser os mais gelados da semana, com sensação térmica acentuada em várias cidades. Enquanto o norte e o leste ainda registram chuvas fortes de manhã, as demais áreas começam a ter predomínio de sol, embora o ar continue polar.
Em Campo Grande o dia começa com chuva pela manhã, evolui para muitas nuvens à tarde e tempo firme à noite. É o dia mais frio da sequência, com mínima de 9°C e máxima que não passa dos 17°C.
Gangorra térmica
A partir de quinta-feira (25), o potencial de chuva forte diminui drasticamente no estado, mas o amanhecer continuará gelado, com grande chance de nevoeiros e garoas isoladas em diversos pontos de MS.
Para quem não é fã do frio prolongado, a boa notícia é que a atmosfera volta a aquecer rapidamente. Confira o que esperar para o final de semana:
- Sábado: o Sol brilha com força e as temperaturas sobem rapidamente, voltando a oscilar entre 25°C e 30°C no estado.
- Domingo: a trégua dura pouco. Novas áreas de instabilidade devem se formar, favorecendo o retorno da chuva em solo sul-mato-grossense.





