Em Brasília, o governador Eduardo Riedel se reuniu na terça-feira (13) com governadores para debater sobre a Reforma Tributária e suas consequências para MS, em seguida com o presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Rafael Vitale, e depois com a superintendente da Sudeco, Rose Modesto. No encontro na Agência, ele requisitou soluções céleres para relicitações da BR-163 e da ferrovia Malha Oeste. Na Sudeco discutiu investimentos e financiamento para cadeias produtivas importantes como suinocultura, energia renovável e área industrial.
“Participamos da reunião aqui na ANTT, para discutirmos os principais projetos de Mato Grosso do Sul, que diz respeito a concessões. Estamos falando da BR-163, assim como a ferrovia Malha Oeste. Vamos acompanhar o andamento e estamos buscando uma solução o mais rápido possível”, afirmou o governador.
Riedel disse que colocou o Estado à disposição da ANTT para auxiliar no que for preciso para que ambos os projetos avancem e tenham resultados efetivos. “Espero que logo nós já tenhamos novidades sobre estes dois projetos importantes para Mato Grosso do Sul”, completou.
Sobre a BR-163, a ANTT tem realizado nos últimos meses audiências para tratar da relicitação da rodovia que corta Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado já apresentou pontos importantes à Agência, entre eles alguns voltados a Campo Grande, como a pavimentação do acesso ao bairro das Moreninhas e a construção de um viaduto de acesso à Chácara dos Poderes, no cruzamento do anel viário com a Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo.
No interior ainda apresentou pontos em relação a implantação de interseção em dois níveis nas marginais da rodovia, em Jaraguari e na pavimentação do acesso à MS-245, em Bandeirantes. No entanto, o principal objetivo é que o Governo Federal possa fazer a relicitação da rodovia e assim contribuir com o desenvolvimento do Estado.
O Governo do Estado também participa de forma ativa da relicitação da ferrovia Malha Oeste, pedindo inclusive mudanças em alguns pontos previsto no projeto em vigor. A intenção é contribuir com as cadeias produtivas do Estado, para que o modal possa melhorar o escoamento e logística de Mato Grosso do Sul.
A previsão é que o processo de relicitação ocorra no segundo semestre de 2024 e Mato Grosso do Sul quer discutir eventuais mudanças que possam trazer benefícios ao Estado.
A expectativa é que o edital de relicitação da Malha Oeste permita um investimento de R$ 18 bilhões em 60 anos. A linha ferroviária que será entregue mais uma vez à iniciativa privada possui mais de 1.600 quilômetros entre as cidades de Corumbá e Mairinque (SP), passando por Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O governador Eduardo Riedel participou da reunião na sede da ANTT acompanhado dos secretários Jaime Verruck (Semadesc), Eduardo Rocha (Casa Civil) e da procuradora-geral do Estado, Ana Ali Garcia.
Sudeco
“Uma visita institucional para discutir os principais investimentos e financiamentos ao Estado, por meio do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e FDCO (Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste), junto a Sudeco. Iremos trabalhar juntos para potencializar o eixo de desenvolvimento do Estado”, disse Riedel.
Reunião ocorreu nesta terça-feira em Brasília
O governador citou linhas estratégicas importantes do Estado junto aos fundos de financiamento na área de suinocultura, energia renovável, assim como aquisição de máquinas e equipamentos. “Todas estas questões são definidas junto ao conselho estadual. É muito importante que possamos compartilhar do desenvolvimento do Estado, neste trabalho com a Sudeco”, pontuou.
Rose Modesto disse que o órgão vai contribuir para ajudar no desenvolvimento do Estado. “Trabalhamos com os dois fundos (FCO e FDCO) que são muito importantes para os estados do Centro-Oeste. Mato Grosso do Sul já tem apresentado projetos importantes e estruturantes, para que o Estado se desenvolva cada vez mais. O governador veio com as propostas, e a Sudeco vai analisar as demandas”.
Redação