O debate foi promovido em audiência pública na última sexta-feira (12) na Câmara de Vereadores de Campo Grande. A senadora e ex-ministra da Mulher, Damares Alves (Republicanos) aceitou ao convite feito pelo vereador Papy (SOLIDARIEDADE) para discutir sobre o combate à violência sexual de crianças e adolescentes, em referência à campanha Maio Laranja.
“Recentemente tivemos um grave caso na cidade de repercussão nacional com a morte de uma criança e esse plenário ficou lotado em algumas audiências liderado pelo amigo Coronel Alírio Vilassanti. Mas infelizmente aquela criança já tinha partido. Hoje nós estamos fazendo algo na prevenção e menos pessoas se importam e eu quero celebrar a sua vinda porque você se importa de estar aqui nessa manhã e entender que a Rede de Proteção tem que funcionar antes”, declarou Papy.
Segundo a senadora, o movimento do Maio Laranja teve início em Campo Grande. “Esse movimento tomou conta do Brasil e nasceu aqui em Campo Grande. Esse mês, o País está todo de laranja”, disse Damares.
Papy foi autor da lei municipal do Maio Laranja, e lembra que no dia 18 de maio foi instituído o ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.
“O intuito das nossas leis é criar e fortalecer a Rede de Proteção às nossas crianças e adolescentes. Esse é o nosso objetivo. De alguma forma tentar mudar e melhorar a nossa sociedade que hoje é doente, principalmente aqueles que cometem crimes de abusos contra crianças e adolescentes”, afirmou o vereador.
Além da senadora Damares Alves e dos vereadores Coronel Alírio Villasanti (União Brasil) e Gilmar da Cruz (Republicanos), participaram representantes da Prefeitura de Campo Grande, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, dos Conselhos Tutelares, de entidades sociais, da OAB/MS, do Ministério Público do Estado, do Conselho de Pastores. o secretário Estadual de Educação, Hélio Daher, secretário Municipal da Juventude, Wilton Celeste, todos os conselheiros tutelares.
Redação