Foto destaque: Aurora Michavila
Adotar uma comunicação assertiva no ambiente de trabalho pode resultar em transformações notáveis na sua carreira. Existe um aspecto que todos nós deveríamos começar a aprimorar: a forma como reagimos quando somos desrespeitados por alguém no trabalho, seja pelo chefe ou um colega.
Embora não seja uma tarefa fácil, a boa notícia é que é algo que podemos aprender. Para nos ajudar nessa jornada, contamos com os conselhos de Aurora Michavila, especialista em comunicação e autora do livro “Supercomunicadores: fale claramente, defenda suas ideias e seja sempre você mesmo”, que nos fornece orientações sobre como lidar com o desrespeito no trabalho.
Devemos ter clareza sobre como vamos responder, de modo que a outra pessoa perceba seu erro, sempre com respeito, mas deixando claro que aquele comentário nos afetou ou que não estamos dispostos a aceitar tal comportamento.
Primeira etapa: analisar antes de responder
Pessoas confiantes selecionam suas respostas e não agem por impulso. Por isso, é crucial parar, respirar e analisar a situação antes de tomar qualquer atitude. Antes de reagir impulsivamente àquele comentário negativo que recebemos, Aurora Michavila sugere analisar o que está acontecendo para evitar erros precipitados.
Refletir se é o momento certo para ter aquela conversa no calor da emoção e até mesmo considerar as consequências da resposta é importante para evitar arrependimentos futuros. Isso não significa que não devemos estabelecer limites, mesmo com nosso chefe, mas que devemos estar cientes de que isso pode mudar as coisas para melhor ou pior.
É importante ter certeza da intenção por trás do que foi dito. Para isso, não hesite em fazer perguntas. Usar uma frase para reafirmar o que foi dito fará com que a outra pessoa reflita sobre sua resposta e talvez perceba seu erro.
Por exemplo, imagine que um colega lhe diz que você não tem a menor ideia de como fazer o seu trabalho.
Podemos perguntar algo como: “Parece que entendi que você está dizendo que não tenho ideia de como fazer o meu trabalho, foi isso que você disse?” ou até mesmo investigar mais. “Não sei o que você quer dizer quando afirma que sou incompetente, poderia me explicar?”
Além disso, é importante verificar seu estado emocional para ter certeza de que realmente houve desrespeito e não de que você reagiu mal a uma crítica, por exemplo, antes de tomar a iniciativa e lidar com o desrespeito.
Como reagir ao desrespeito no trabalho?
Como a psicóloga Iria Reguera explica, “é importante trabalharmos a escuta ativa, pois sem ela não é possível ser assertivo”. Quando estiver claro que a pessoa foi desrespeitosa, a especialista oferece várias opções para responder assertivamente ao comentário.
É possível que a reação da outra pessoa não tenha nada a ver com você, mas com seu próprio comportamento. É possível fazê-la perceber que seu comportamento é inadequado com um simples “você está bem?” no momento em que perceber o desrespeito dela. Essa é uma forma de fazer com que a pessoa perceba que sua reação está fora dos padrões.
Da mesma forma, é possível expressar que entendemos, por exemplo, dizendo “vejo que o que aconteceu o incomoda” e buscar uma explicação empática acrescentando “mas preciso que você me ajude a entendê-lo para resolver isso”.
Também é possível dizer isso de forma mais clara, mas certificando-se de que percebemos a má intenção da pessoa. Por exemplo, com a frase “Não acho que você tenha feito isso intencionalmente, mas você está usando uma linguagem ofensiva e o que você disse me magoou”.
É melhor buscar uma resposta assertiva que não encerre a conversa e permita que expressar o que sentimos e precisamos, mas em um espaço seguro e de forma clara e respeitosa, como “entendo que você tem uma opinião diferente, mas gostaria de falar sobre isso de forma respeitosa, para não confundir o que realmente estamos discutindo”.
Também é possível ser mais direto e estabelecer um limite mais claro, afirmando que não aceitará participar de uma conversa que comece com desrespeito. “Não estou disposto a participar de uma conversa com insultos. Se quisermos resolver o conflito, preciso que nós dois tenhamos um tom respeitoso.”
Qualquer uma das opções é mais do que válida, como explica a especialista, mas, é claro: sempre com respeito e com um tom calmo para evitar que o conflito saia do controle.
Fonte: O Segredo