MS Delas

Search
Close this search box.
20°C

PRIVACIDADE OU SOLIDÃO

Por vezes tenho ouvido pessoas amigas afirmarem que querem ficar sozinhas ou outras que afirmam querer privacidade. E parei para refletir sobre isso…privacidade e solidão estão interligadas? Representam as mesmas situações ou sentimentos?

Penso que podem estar interligadas se buscarmos os conceitos, contudo, se percebe que representam dimensões distintas da experiência humana.

Dos conceitos que estão à disposição temos que a privacidade seria o direito de controlar o acesso a informações pessoais e à vida íntima, de controlar a divulgação e exposição de informações pessoais e da vida privada, o que inclui dados, comportamentos e atividades, resguardar dados pessoais  com a intenção maior de proteção da identidade, segurança e liberdade de expressão. 

Relacionada à proteção de dados em ambiente digital e físico, com a necessidade de regulamentações e práticas éticas. E a solidão seria o estado de reclusão ou isolamento, que pode ser positivo ou negativo.

O positivo – a Solitude – Tempo de reflexão e autoconhecimento, que pode ser valorizado e trazer benefícios.

O negativo – Sensação de falta de conexão e isolamento, que pode gerar tristeza e ansiedade. Pode ser uma escolha ou resultado de circunstâncias, como perda de entes queridos ou mudanças de vida. 

Algumas diferenças entre as duas, temos que a privacidade é sobre o controle da divulgação de informações e a solidão é sobre a experiência de estar sozinho.

E as semelhanças podemos dizer que ambos podem ser desejados ou involuntários e a falta de privacidade pode contribuir para a solidão. 

A privacidade é um direito fundamental, enquanto a solidão é um estado de ser que pode ser positivo ou negativo.

Ambos são importantes para a vida humana, mas devem ser equilibrados para evitar problemas de saúde mental.

Alguns dos meus melhores amigos (as) são extrovertidos (as) e altamente sociáveis e amo isso neles (as).

Enquanto os (as) extrovertidos (as) precisam de estimulação exterior o tempo todo, os(as) introvertidos(as) se sentem mais à vontade em ambientes silenciosos e calmos.

E tudo bem, a preferência por estar sozinho (a) pode não ter nada que ver com solidão.

No campo profissional é perceptível que certas profissões são mais difíceis de exercer 100% a sós e isso pode ser irrealizável para um tímido, mas não necessariamente para um introvertido que pode conservar sua privacidade.

E tem gente que controla a vida pública, mas se libera no privado, onde sozinha consegue se reenergizar.

O lado bom é que privacidade e solidão são uma escolha, não uma obrigação.

Seja na solidão ou com privacidade, vamos em frente no caminho do Sol, escolha ser feliz!

*Dra. Iacita Azamor Pionti – Advogada e Coordenadora Municipal da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande-MS

Você também pode gostar...